Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
19 maio 2022
09:23
Agência Lusa

Costa apoia entrada da Roménia no espaço Schengen

Costa apoia entrada da Roménia no espaço Schengen
LUSA
Primeiro-ministro português assina acordo de cooperação militar com Bucareste.

O primeiro-ministro manifestou hoje o apoio de Portugal à entrada da Roménia no espaço Schengen, de livre circulação europeia, e defendeu sinergias entre os dois países da execução dos respetivos planos de Recuperação e Resiliência (PRR).

Estas posições foram transmitidas por António Costa em conferência de imprensa, após ter estado reunido com o seu homólogo romeno, Nicolae Ciucâ, e os ministros da Defesa dos dois países terem assinado um acordo de cooperação militar, que revê e aprofunda um anterior acordo de 1995.

"Somos plenos apoiantes da adesão da Roménia ao espaço Schengen. Essa integração no espaço Schengen facilitará seguramente a circulação dos romenos em direção a Portugal, dos romenos residente em Portugal na vida ao seu país e o intercâmbio entre os dois povos", afirmou o líder do executivo português, numa declaração em que elogiou o papel desempenhado pela comunidade romena em Portugal.

António Costa disse depois que, durante as conversações com o primeiro-ministro da Roménia, foram identificados novos domínios de cooperação nas áreas económica e energia.

"As oportunidades que os PRR abrem aos dois países oferecem também oportunidades de trabalharmos em conjunto, explorando sinergias e, com isso, rentabilizarmos os apoios concedidos pela União Europeia", sustentou o primeiro-ministro português.

Antes, o primeiro-ministro romeno tinha demonstrado interessado em explorar parcerias com Portugal na área das energias renováveis e apontou que os dois países têm "interesses em comum" no domínio do desenvolvimento de baterias.

 

Mais Notícias