Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
23 maio 2022
15:42
Redação

Blue Games chegam a Portugal para promover a literacia do Oceano

Blue Games chegam a Portugal para promover a literacia do Oceano
DR
O projeto piloto vai decorrer com a participação de 48 jovens, na Praia Velha de Paço de Arcos.

Pela primeira vez, 48 jovens entre os 14 e os 16 anos, vão participar nos Blue Games, um formato pioneiro a nível mundial que está enquadrado na década da Ciência do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável que a ONU definiu para 2021-2030.

A iniciativa é financiada pelo programa Crescimento Azul dos EEA Grants.

Vão ser 8 equipas de 6 alunos (3 rapazes e 3 raparigas) que vão testar em simultâneo as capacidades físicas e o conhecimento em várias áreas ligadas ao Oceano.

O promotor dos jogos, Francisco Lufinha, diz que o objetivo é promover a literacia do oceano "logo desde cedo nas escolas".

Os jogos vão passar pela areia e pelo mar, com jogos sobre espécies de peixes, limpeza da praia e desporto náutico, como explicou à nossa redação o também 'kitesurfer' Francisco Lufinha.

 



Francisco Lufinha considera que é preciso captar a atenção dos jovens para a importância de preservar o oceano, "mas se não houver um conhecimento do que é o mar eles também não vão gostar do mar e se não vão gostar do mar não vão fazer muito para o proteger".

 

 

"O prémio maior é aprender", sublinha Francisco Lufinha, no entanto, as três equipas que subirem ao pódio vão receber uma viagem de barco, da Terra Incógnita, para observar golfinhos no rio Tejo.

Os Blue Games acontecem terça-feira, 24 de maio, entre as 09h00 e as 13h15, na Praia Velha de Paço de Arcos.