Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
07 junho 2022
11:55
Agência Lusa

União Europeia aprova carregador único para telemóveis

PIXABAY
A medida só será adotada daqui a dois anos, em 2024. As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

A União Europeia (UE) vai adotar, no outono de 2024, o carregador USB tipo C para todos os telemóveis, ‘tablets’ e câmaras, depois do acordo hoje alcançado entre o Parlamento Europeu (PE) e os Estados-membros.

Ao abrigo das novas regras, os consumidores deixarão de precisar de carregadores e cabos diferentes para os vários aparelhos eletrónicos portáteis de pequena e média dimensão.

Telemóveis, ‘tablets’, leitores eletrónicos, auriculares, câmaras digitais, auscultadores, consolas de videojogos portáteis e altifalantes portáteis recarregáveis através de um cabo com fios terão de estar equipados com uma porta USB tipo C, independentemente do seu fabricante, segundo o acordo hoje alcançado.

Para os computadores pessoais, há um prazo de 40 meses para adaptação após a entrada em vigor da nova legislação da UE.

Após as férias de verão, o Parlamento e o Conselho da UE terão de aprovar formalmente o acordo antes de este ser publicado no Jornal Oficial da UE.

O acordo entrará em vigor 20 dias após a sua publicação e as suas disposições começarão a ser aplicadas após 24 meses, no outono de 2024.

As novas regras não se aplicarão aos produtos colocados no mercado antes da data de aplicação.

Mais Notícias