Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 julho 2022
11:24
Redação

Novas revelações no caso da misteriosa múmia "grávida"

Novas revelações no caso da misteriosa múmia "grávida"
ASSOCIATED PRESS (AP) / Ariel Schalit
devido às deformidades do crânio, a equipa de investigadores descobriu que esta mulher tinha cancro.

Uma misteriosa múmia de uma mulher do antigo Egito, que pode estar grávida quando morreu, provavelmente também tinha cancro, de acordo com os cientistas.

Deformidades no crânio da múmia sugerem um tumor considerável atrás do olho esquerdo, mas são necessários mais testes para confirmar que o tumor era cancerígeno.

A múmia invulgar, que foi apelidada de "Senhora Misteriosa", provavelmente veio da antiga cidade egípcia de Tebas (atual Luxor). Data de cerca do primeiro século aC, mas foi encontrado selado no sarcófago de um sacerdote.

Depois de abrir o sarcófago pela primeira vez, os investigadores do Projeto Múmia de Varsóvia, na Polónia, ficaram surpresos ao encontrar os restos de uma mulher desconhecida. Eles começaram a analisar o corpo procurando pistas sobre a razão desta mulher ter sido selada no caixão de outra pessoa.

Em abril de 2021, os autores do projeto divulgaram um estudo afirmando que tomografias computadorizadas da Senhora Misteriosa revelaram os restos de um feto dentro de seu útero, tornando-a a primeira múmia grávida conhecida do mundo. A equipa estimou que a mulher morreu por volta da 28ª semana de gravidez.

Em janeiro de 2022, um artigo de uma equipa polonesa descreveu que o feto tinha ficado conservado como um ovo dentro da múmia. No entanto, alguns especialistas questionaram se a múmia estava grávida e sugeriram que o feto fossilizado poderia ser um pacote de embalsamamento deformado, que foi colocado no corpo para substituir os órgãos removidos durante o processo de mumificação.

Agora, a mesma equipa anunciou que a Senhora Misteriosa tinha, provavelmente, cancro de nasofaringe, que afeta a boca, cavidade nasal e traqueia, de acordo com um post no blog de investigadores do Projeto Múmia de Varsóvia.

As novas alegações são baseadas em deformidades encontradas no crânio da múmia, mas as descobertas ainda não foram revistas por pares ou confirmadas por testes químicos.

Os cientistas tomaram conhecimento do cancro potencial após uma recente reconstrução 3D do crânio da Senhora Misteriosa, que revelou um buraco de 0,27 polegadas (7 milímetros) atrás da órbita do olho esquerdo.

Essa lacuna incomum sugere que um tumor ou lesão tenha crescido lá e forçou o osso circundante a afastar-se do resto do alvéolo, Marzena Ozarek-Szilke, arqueóloga e antropóloga da Universidade Médica de Varsóvia e co-diretora do Projeto Múmia de Varsóvia, disse ao Live Science em um e-mail.

Alternativamente, o buraco pode ter sido deixado por um cisto ou causado por cribra orbitalia, uma condição causada por anemia ou falta de ferro (o que é comum em mulheres grávidas), que pode alterar a superfície das órbitas oculares, Ozarek-Szilke disse.

No entanto, pequenas deformidades adicionais nos ossos da cavidade nasal, mandíbula e seios da face tornam o câncer a causa mais provável, acrescentou.

Normalmente, seria impossível dizer exatamente o que causou tais deformidades em um crânio tão antigo. Mas porque a Senhora Misteriosa estava tão bem preservada, vestígios de tecido mole ainda se agarram aos seus ossos.

Esse tecido permitirá que os pesquisadores realizem exames histopatológicos, semelhantes aos usados ??hoje para testar o câncer, para determinar se a Senhora Misteriosa tinha cancro.

 

Mais Notícias