Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 julho 2022
12:56
Redação

Cinco tripulantes resgatados ao largo de Sines. Orcas afundaram o veleiro

Cinco tripulantes resgatados ao largo de Sines. Orcas afundaram o veleiro
A operação, coordenada pela Marinha, decorreu na madrugada deste domingo.

A Marinha Portuguesa coordenou esta madrugada o resgate de cinco tripulantes ao largo de Sines, depois de o veleiro onde seguiam ter afundado por causa de um encontro com orcas.

"Os cinco tripulantes, de nacionalidade portuguesa, foram resgatados pela embarcação de pesca "Festas André", que se encontrava nas proximidades da posição do afundamento do veleiro", explica a Marinha em comunicado divulgados nas redes sociais.

 

Numa altura de férias, a Marinha relembra os cuidados a ter relativamente ao avistamento de orcas:

"A interação com estes mamíferos ocorre sobretudo devido ao comportamento curioso de orcas juvenis, as quais atraídas pelas estruturas móveis e ruidosas das embarcações, como o leme e a hélice, podem aproximar-se excessivamente das embarcações e embater nas estruturas móveis, com probabilidade de rutura total ou parcial do leme.

Em caso de avistamento destes mamíferos recomenda-se a todos os navegantes que seja desligado o motor, por forma a inibir a rotação da hélice, e imobilize a porta do leme, desmotivando assim estes mamíferos a interagir com as estruturas móveis das embarcações."

Mais Notícias