Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
13 agosto 2022
13:53
Redação / Agência Lusa

Ucrânia: Autarca de Setúbal confirma arquivamento de inquérito sobre receção de refugiados

Ucrânia: Autarca de Setúbal confirma arquivamento de inquérito sobre receção de refugiados
LUSA
O Expresso noticiou em abril que ucranianos foram recebidos na autarquia por russos simpatizantes do regime de Putin, que fotocopiaram os seus documentos.

O presidente da câmara de Setúbal, André Martins, confirmou hoje o arquivamento do inquérito da Inspeção-Geral das Finanças, a quem competem os inquéritos e sindicâncias, sobre o caso da receção de refugiados ucranianos em Setúbal.

"Estamos de consciência tranquila quanto a tudo aquilo que fizemos, fizemo-lo para servir as pessoas, com os meios que tínhamos, para nós é uma situação normal o arquivamento", disse em declarações à Agência Lusa, André Martins. A edição de hoje do jornal Publico noticia que o inquérito da Inspeção-Geral de Finanças - Autoridade de Auditoria (IGF-AA) ao acolhimento de refugiados ucranianos em Setúbal foi arquivado e que a decisão já foi homologada pela ministra da Coesão Territorial.

À Lusa, o autarca explicou que quando foi decidido criar o gabinete para receber refugiados de guerra da Ucrânia "naturalmente" foi feito para "atender as pessoas o melhor possível, para encaminhá-las, criar as melhores condições para se instalarem em Setúbal ou procurarem outros locais em território nacional". "Naturalmente ficamos satisfeitos", frisou, salientando que "quando é feita uma inspeção ou inquérito pode-se sempre encontrar situações que não se tinham acautelado. Se o arquivamento é proposto, naturalmente ficamos satisfeitos", reiterou.

André Martins salientou também estar "de consciência tranquila em todo o processo", e agora, mais satisfeito porque "toda a situação que foi criada pôs em causa a câmara municipal, a dignidade dos trabalhadores que se empenharam para receber as pessoas da melhor forma possível. A Lusa contactou o ministério da Coesão Territorial que adiantou não fazer qualquer comentário sobre o assunto.

Mais Notícias