Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
06 setembro 2022
10:47
Redação

Apagado Mural em defesa da paz na Austrália

Apagado Mural em defesa da paz na Austrália
Representação de um abraço no quadro da invasão russa da Ucrânia fez disparar um debate acesso nas redes sociais.

Um mural na cidade australiana de Melbourne Foggy foi apagado depois de várias contestações sobre o seu conteúdo. O mural chama-se "Peace Before Peace" (Paz Antes da Paz) criado pelo artista australiano Peter Seaton, conhecido como CTO, e ilustra um abraço entre um soldado ucraniano e um soldado russo. A pintura causou bastante polémica e contestação junto da comunidade ucraniana na Austrália, incluindo o embaixador e centenas de utilizadores nas redes sociais que a consideraram "ofensiva".

CTO disse que "nunca tive a intenção de magoar ninguém, então criei esta imagem e fiquei até às 3 da manhã para pintar."

Mas a representação do abraço no quadro da invasão russa da Ucrânia ordenada pelo presidente russo, Vladimir Putin, a 24 de fevereiro deste ano, fez disparar um debate acesso nas redes sociais em torno do politicamente correto e da sensibilidade humana e das artes.

O embaixador da Ucrânia na Austrália, Vasil Myroshnichenko, disse no sábado na sua conta pessoal do Tweeter que a imagem é "totalmente ofensiva para todos os ucranianos". Acrescentando que "o artista não tem conhecimento da invasão da Ucrânia pela Rússia e é decepcionante fazê-lo sem consultar a comunidade ucraniana em Melbourne."

A Art4Ukraine Australia disse que pediu a Seaton que deixasse o projeto devido à "natureza insensível da imagem" e as suas "mensagens inapropriadas", informou o jornal The Age, no passado fim de semana.

Por sua vez, a socióloga da Universidade de Sydney Olga Boichak alertou no Twitter no sábado que o trabalho de CTO "invalida as experiências vividas de resistência" ao alertar que "a falsa equivalência é perigosa".

A académica também observou que na Rússia viu pessoas semelhantes nas quais "vítimas e agressores" aparecem em "circunstâncias semelhantes". Por outro lado, o artista sino-australiano Badiucao criou uma caricatura do abraço destes dois soldados, em que o russo é esfaqueado nas costas pelo ucraniano, que também foi partilhada na rede social. Podendo ler-se: "Consertei o mural vergonhoso e ofensivo em Melbourne com a verdadeira face da brutalidade e dos crimes de guerra da Rússia desde a invasão da Ucrânia."

"O que aconteceu com a liberdade de expressão? Um artista vai pintar um mural "totalmente ofensivo" em Melbourne após a raiva da comunidade ucraniana", disse Greg Barnes, advogado e consultor da campanha para libertar o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, no Twitter, na noite passada.

Seaton enfatizou à ABC que embora soubesse que "as pessoas podem ofender-se, porque é a natureza da arte" e assegurou que não pretendia ofender.

O artista de Melbourne, que tem grafites e murais de rua como uma das suas atrações turísticas, admitiu que a decisão de removê-lo provavelmente deveu-se a pressões nas redes sociais e a insultos e críticas. Seaton, que começou a promover o trabalho na semana passada, estava vender o seu trabalho como tokens, cujos lucros seriam doados à organização antiguerra World Beyond War.

Mais Notícias