Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 setembro 2022
12:38
Agência Lusa

Eliud Kipchoge bate recorde do mundo da maratona pela segunda vez

Eliud Kipchoge bate recorde do mundo da maratona pela segunda vez
Associated Press
Atleta queniano melhorou em 30 segundos a marca que estabeleceu há quatro anos em Berlim.

O queniano Eliud Kipchoge, de 37 anos, 'pulverizou' hoje o seu próprio recorde mundial da maratona, ao vencer em Berlim com o tempo de 2:01.09 horas, cada vez mais próximo de quebrar a barreira das duas horas.

A possibilidade de a corrida terminar abaixo das duas horas chegou a pairar, quando o duplo campeão olímpico e as suas 'lebres' passaram a meio da corrida em 59.51 minutos, mas acabou por ceder um pouco na segunda metade, vencendo a corrida pela quarta vez, igualando o feito do etíope Haile Gebreselassie, vencedor de 2006 a 2009.

Kipchoge acabou por baixar ligeiramente o ritmo na segunda metade do percurso, bastante propíco a grandes resultados por ser completamente plano, mas ainda assim cruzou a linha de meta, instalada junto à Porta de Brandemburgo, com um grande tempo, superando o seu compatriota Mark Korir, segundo em 2:05.58, e o etíope Tadu Abate, terceiro com 2:06.28.

"Estivemos muito rápidos na primeira parte. Tínhamos previsto 60.50 minutos na primeira metade, mas as minhas pernas estavam tão bem, que me deixei embalar", afirmou no final o queniano, que, mesmo assim, cumpriu o que prometeu, quando afirmou que, se fizesse uma boa corrida, bateria o seu recorde.

Kipchoge já correu abaixo das duas horas (1:59.41), em 2018, em Viena, mas o tempo não foi homologado, uma vez que contou com a ajuda de 41 'lebres', que se iam revezando a cada cinco quilómetros.

Com mais este recorde, o que é considerado o melhor maratonista da história acrescenta mais um feito ao seu longo palmarés, que conta com medalhas nas corridas mais curtas, bronze e prata nos 5.000 metros dos Jogos de 2004 e 2008, respetivamente, tendo, a partir  2012, se dedicado à corrida mais longa, sendo campeão olímpico no Rio2016 e em Tóquio2020.

A prova feminina foi igualmente muito rápida, tendo sido ganha pela etíope Tigist Assefa em 2:15.37, o terceiro melhor tempo de sempre

Mais Notícias