Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
30 novembro 2022
07:00
Redação

"Thriller" de Michael Jackson saiu há 40 anos

"Thriller" de Michael Jackson saiu há 40 anos
DR - Dick Zimmerman
Disco foi a rampa para o trono da pop. Muitos dos temas mais populares do cantor vêm deste disco.

Foi lançado há precisamente 40 anos "Thriller", o álbum que mais vendeu em toda a história da música, com 70 milhões de unidades comercializadas em todo o mundo.

O ciclo de "Thriller" foi uma rampa para o trono da pop, em passos gloriosos e gigantes em 1982 e sobretudo nos anos subsequentes. Traçamos esta crónica de um sucesso à escala galática, em curiosidades por ordem cronológica.

A 14 de abril de 1982, começam as gravações do sexto álbum de Michael Jackson, que teria o nome de "Thriller", com nada mais nada menos que o ex-Beatle Paul McCartney em estúdio, para gravar em três dias o dueto 'The Girl Is Mine', o primeiro single a ser extraído do álbum (editado em outubro, no mês anterior ao lançamento do longa-duração). As duas lendas já se davam bem, depois da colaboração no ano anterior no single 'Say Say Say' (mas lançado só em 1983).

 

A 30 de novembro de 1982 é lançado o álbum “Thriller” e tem como uma das músicas mais icónicas o tema 'Beat It', onde participa o guitarrista dos Van Halen, Eddie Van Halen, com um solo de guitarra. Michael Jackson queria fazer um tema rock e a editora Epic achava boa ideia por se tratar de uma oportunidade para se cruzar vários públicos numa só canção. A música seria editada em single em fevereiro do ano seguinte, 1983. Quem contactou Eddie Van Halen tinha sido Quincy Jones. Durante esse telefonema, o guitarrista pensava tratar-se de uma brincadeira. Na capa desdobrável do vinil de "Thriller", Michael Jackson aparece na figura horizontal e de fato branco. Abrindo-se a capa desdobrável, o cantor tem um tigre bebé sobre o joelho.


A 26 de fevereiro de 1983, “Thriller” chega à liderança do top norte-americano da Billboard, iniciando uma longuíssima residência na famosa de tabela de vendas, que nunca largaria de forma definitiva. O início da liderança do top 200 da Billboard é o sinal simbólico de um fenómeno de vendas gradual e esmagador, que tem como período comercial os anos de 1983 e de 1984. Até hoje, já foram vendidas 70 milhões de cópias de "Thriller" em todo o mundo, que fazem desta obra a mais vendida de sempre da música.

A 10 de março de 1983, estreia-se na MTV o vídeo de um dos singles mais célebres de "Thriller", 'Billie Jean' e, mais importante que tudo, um artista afroamericano passa a conquistar o mainstream do canal musical fundado em 1982. A elevada rodagem de vídeos de Michael Jackson na MTV beneficia ambos. O sucesso de "Thriller" multiplica-se ainda mais e a MTV ganha novos públicos. Inspirado nas experiências dos seus irmãos nos Jackson 5, a letra de 'Billie Jean' é sobre uma groupie que atribui a paternidade do bebé ao narrador - "Billie Jean is not my lover / She's just a girl who claims that I am the one / But the kid is not my son". No vídeo realizado por Steve Barron, tudo o que Michael Jackson pisava iluminava-se, fosse o pavimento da rua, ou cada degrau que subia. Era a aura do estrelato a rodeá-lo.  

 

A 25 de março de 1983, na cerimónia dedicada aos 25 anos da editora Motown (de que foi um dos grandes nomes), Michael Jackson estreia o seu famoso moonwalk, o movimento de dança em que os seus pés deslizam como se tivessem patins (mas não tinham). A sua performance de Bille Jean, em plena digestão do sucesso de "Thriller", faz levantar o difícil público das noites de gala, no Pasadena Civic Auditorium (próximo de Los Angeles). A exibicão televisiva da festa da Motown e, praticamente tão importante, do moondance de Michael Jackson ocorreu a 16 de maio de 1983. 


A 2 de dezembro de 1983, estreia-se o histórico vídeo do tema-título 'Thriller', uma curta-metragem de terror de 13 minutos, que marca pela dança coreografada dos zombies com Michael Jackson na frente, ou, no início, pela sua transformação em lobisomem no meio do bosque, diante da apaixonada. O realizador é um especialista em matéria de terror, John Landis, que Michael Jackson quis, depois de ter visto um dos seus filmes, a comédia negra de "An American Werewolf in London". 

 

A 28 de fevereiro de 1984, Michael Jackson foi o grande vencedor da 26ª gala anual dos Grammys, vencendo oito grafonolas douradas, sete das quais derivadas do álbum "Thriller", dois deles o de Álbum do Ano e Gravação do Ano (este pelo tema 'Beat It'). Michael Jackson prometeu que só tiraria os óculos escuros na cerimónia dos Grammys a partir do sétimo prémio. Assim o fez, portanto, para excitação da audiência.


Também a 28 de fevereiro de 1984, "Weird Al" Yankovic lança o single 'Eat It', de paródia ao êxito de Michael Jackson, 'Beat It'. Era a primeira versão do comediante de várias músicas de Michael Jackson, de quem era fã. A paródia de 'Eat It' projeta a carreira de Yankovic, tal era o efeito do Rei da Pop e de tudo o que o rodeava. 

No ano de 1984, Ana Faria e os Queijinhos Frescos fizeram uma versão de 'Thriller', com o título 'À Meia Noite'. "Pedi à mãe que me deixasse ver a televisão o filme de terror que às vezes dá na última sessão”, começa assim a versão. O tema faz parte do disco homónimo "Ana Faria e os Queijinhos Frescos". 

 

A 26 de setembro de 1992, acontece o único concerto de Michael Jackson em Portugal, no antigo Estádio de Alvalade, em Lisboa. A digressão internacional promove o álbum de 1991, "Dangerous", mas o disco mais em destaque do mega-espetáculo no nosso país é "Thriller", com cinco temas a serem interpretados no palco de Alvalade, um deles 'Wanna Be Startin' Somethin''. Os bilhetes para o concerto em Lisboa custavam cinco mil escudos. 

 

Mais Notícias