Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
30 novembro 2022
06:18
Redação / Agência Lusa

IP3: obras entre Santa Comba Dão e Viseu devem arrancar em 2023

LUSA
Este troço foi o primeiro a avançar por ser considerado aquele que tem um registo de maior sinistralidade.

O Ministério das Infraestruturas disse, esta terça-feira, esperar que as obras da empreitada de duplicação do troço do Iinerário Principal Número 3 (IP3), entre Santa Comba Dão e Viseu, arranquem ainda em 2023.

Em resposta escrita à agência Lusa, o Ministério referiu que espera que o concurso para a duplicação do IP3, entre aqueles dois concelhos do distrito de Viseu, possa ser publicado "após a obtenção de decisão favorável sobre a conformidade ambiental do projeto de execução, o que se espera poder ocorrer entre dezembro deste ano e janeiro de 2023".

As comunidades intermunicipais (CIM) de Viseu Dão Lafões e da Região de Coimbra criticaram recentemente os atrasos nas obras de requalificação do IP3 e defenderam uma alternativa que garanta, no futuro, perfil de autoestrada em todo a via.

O Governo realçou que o troço que agora deverá arrancar na via que liga Coimbra a Viseu foi o primeiro a avançar por ser considerado aquele que tem um registo de maior sinistralidade, tendo sido dada prioridade pela Infraestruturas de Portugal (IP) a esta empreitada.

Questionado sobre se estão a ser estudadas alternativas que permitam garantir o perfil de autoestrada em toda a extensão do IP3 (uma das críticas dos autarcas), o Ministério das Infraestruturas respondeu que "os projetos de execução para os restantes troços do IP3 a duplicar (Souselas/Penacova e Lagoa Azul/Santa Comba Dão) também já se encontram em elaboração".

 

Mais Notícias