Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
08 dezembro 2022
16:11
Agência Lusa

Câmara de Loures quer estado de calamidade após estragos do mau tempo

Câmara de Loures quer estado de calamidade após estragos do mau tempo
Lusa
Até às 13h30, havia registo de 25 desalojados.

A Câmara de Loures vai pedir ao Governo para declarar o estado de calamidade no município, após os estragos provocados pelo mau tempo na noite de quarta para quinta-feira, indicou a autarquia em comunicado.

“Devido à gravidade das ocorrências, a autarquia irá solicitar ao Governo que seja declarado o ‘estado de calamidade’ para o concelho”, lê-se no comunicado disponível no sítio da Câmara Municipal de Loures na internet.

A autarquia está a avaliar os danos nas infraestruturas e nas habitações em Loures, sendo que o município indica no ‘site’ cerca de 25 pessoas desalojadas, e, deste grupo, seis passaram a noite no Pavilhão Paz e Amizade.

“Temos as equipas e os técnicos sociais da câmara a percorrer as zonas mais afetadas do concelho, que, em termos de habitação, foram Frielas e Santo António dos Cavaleiros”, disse o presidente da Câmara, Ricardo Leão, em declarações à RTP por volta das 13h30.

O autarca explicou que se viveu em Loures uma noite que “há muito tempo” não acontecia e que, entre os 25 desalojados, a maioria encontrou uma solução, mas seis pessoas passaram a noite no Pavilhão Paz e Amizade, local disponibilizado pela Câmara de Loures para acolher quem teve de sair de casa.

De acordo com a avaliação dos danos em curso, Ricardo Leão admitiu alargar o espaço de acolhimento temporário de desalojados.

O mau tempo provocou estragos nas localidades atravessadas pela Estrada Nacional 8, que atravessa Póvoa de Santo Adrião (no concelho de Odivelas), Flamenga, Santo António dos Cavaleiros e Frielas (no concelho de Loures).

O presidente da Junta de Freguesia de Olival Basto/Póvoa de Santo Adrião, Rogério Breia (PS), disse esta manhã à Lusa que a EN8 está “praticamente intransitável”, devido à presença de lama, lixo e caixotes.

No mesmo comunicado da Câmara de Loures, a autarquia indica que “a forte chuva, verificada em toda a região de Lisboa, originou, no concelho de Loures, cerca de 160 ocorrências, entre deslizamentos de terras, quedas de muros, de árvores, inundações e cheias”.

Os distritos de Lisboa, Faro e Santarém estiveram até cerca das 02h30 de hoje em aviso vermelho, devido às previsões de chuva forte e trovoada, o mais grave de uma escala de três, e emitido sempre que existe uma situação meteorológica de risco extremo.

Os 18 distritos de Portugal Continental encontram-se hoje sob aviso amarelo, devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada e de rajadas fortes de vento.

Mais Notícias