Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
04 janeiro 2023
12:12
Agência Lusa

Preços das bicicletas refletem descida do IVA? Associação pede atenção na hora de comprar

Preços das bicicletas refletem descida do IVA? Associação pede atenção na hora de comprar
MUBi apela às marcas e lojas de bicicletas para que atualizem de imediato os preços para os consumidores finais.

A MUBi - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta apela às marcas e lojas para que ajustem imediatamente os preços das bicicletas, refletindo a descida do IVA de 23% para 6%, em vigor desde domingo.

Em comunicado, a associação lembra que a taxa reduzida de Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) na aquisição de velocípedes é aplicável desde 01 de janeiro, com a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2023.

"Sabemos que várias marcas e lojas já baixaram os preços para os consumidores, aplicando a taxa em vigor de 6%, mas também temos recebido e acompanhado queixas sobre marcas e 'outlets' que ainda não o fizeram", conta a associação.

Nesse sentido, a MUBi apela às marcas e lojas de bicicletas para que atualizem de imediato os preços para os consumidores finais.

“Se e enquanto não o fizerem estão a subverter o princípio de promoção de um modo de transporte saudável e ecológico, que levou o parlamento português a aprovar a medida. Estão, ainda, a apropriar-se indevidamente de margens de lucro extraordinárias, passando uma péssima imagem comercial”, sublinha.

A associação recomenda aos utilizadores de bicicleta e potenciais compradores que tentem comparar os preços atuais com os existentes no final de 2022.

“Com a descida do IVA de 23% para 6%, uma bicicleta deverá custar agora menos 13,8% relativamente ao preço de venda ao público que tinha a 31 de dezembro. Por exemplo, uma bicicleta elétrica cujo preço até sábado era de 1.500 euros deverá custar agora 1293 euros”, indica.

A MUBi lembra que a redução do IVA na aquisição de bicicletas para a taxa mínima de 6% foi uma das suas propostas prioritárias para o Orçamento do Estado para 2023, tendo sido bem acolhida pela Assembleia da República e pelo Governo.

Rui Igreja, dirigente da associação, diz, citado na nota, que é agora importante que o Estado baixe o IVA igualmente nos componentes, tais como ‘kits’ de conversão para bicicletas elétricas.

“Esperamos também que o Governo finalmente implemente este ano um programa de incentivo ao uso da bicicleta nas deslocações pendulares casa-trabalho, como anuncia desde 2021, a exemplo dos que existem em vários outros países europeus”, refere.