Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
11 janeiro 2023
23:20
Redação / Agência Lusa

Morreu o guitarrista Jeff Beck aos 78 anos

Morreu o guitarrista Jeff Beck aos 78 anos
Facebook Oficial Jeff Beck Jordan Grobe
O guitarrista britânico Jeff Beck morreu na terça-feira aos 78 anos, após ter contraído meningite bacteriana, anunciou hoje a sua família.

"Em nome da sua família, é com profunda tristeza que compartilhamos a notícia da morte de Jeff Beck. Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem (terça-feira). A sua família pede privacidade enquanto processa esta tremenda perda", refere um comunicado divulgado hoje no site oficial do músico.

Considerado um dos maiores de todos os tempos, Jeff Beck ganhou destaque como membro da banda Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton, tendo depois por conta própria iniciado uma carreira a solo que incorporou hard rock, jazz, funky blues e até ópera. Em 1967, formou o Jeff Beck Group com Rod Stewart, Ronnie Wood e outros.

O histórico foi indigitado duas vezes no Rock And Roll Hall Of Fame, uma das vezes com os Yardbirds, em 1992, e depois a solo em 2009.


Jeff Beck ganhou oito Grammys com as suas performances na guitarra, foi nomeado 17 vezes para os conceituados prémios. Em 2011 foi eleito o quinto melhor guitarrista da história pela revista norte-americana Rolling Stone.

Recentemente, fez uma série de espetáculos com o ator Johnny Depp, de quem era amigo, para divulgar "18", álbum que fizeram em parceria.

O mundo da música e outros nomes históricos estão a reagir nas redes sociais, de Eric Clapton a David Gilmour.

Eric Clapton escreveu nas redes sociais apenas estas palavras: "sempre e para sempre".


David Gilmour, o homem dos Pink Floyd também usou as redes sociais para prestar tributo a Jeff Beck. "Estou destroçado por saber da morte do meu amigo e herói Jeff Beck, cuja música fascinou-me e inspirou-me, assim como o fez com tantos outros e ao longo de tantos anos".


Mick Jagger destacou o homem e o génio da guitarra. "Com a morte do Jeff Beck perdemos um homem maravilhoso e um dos grandes guitarristas do mundo. Todos nós sentimos a sua falta".

Ronnie Wood, também dos Rolling Stones escreveu: "agora o Jeff partiu, sinto que um dos meus irmãos de bandas partiu deste mundo. Quero agradecer-lhe pelos dias no Jeff Beck Group, a conquistar a América pela primeira vez. Musicalmente, estávamos a quebrar as regras". 

Rod Stewart deixou um texto para o antigo companheiro de banda que influenciou o universo da guitarra. "Jeff Beck era de outro planeta. Levou-me a mim e ao Ronnie Wood para os Estados Unidos no final dos anos sessenta com a banda Jeff Beck Group", escreveu. Era um dos poucos guitarristas que quando tocava ao vivo ouvia-me a cantar e respondia. Jeff, eras o maior. Obrigado por tudo".

Brian Wilson, dos Beach Boys, escreveu: "estou tão triste por saber da morte do Jeff Beck. O Jeff era um génio na guitarra, e eu e a minha banda vimos isso de perto quando andámos em digressão em 2013. Um dos pontos altos foi 'Danny Boy' - ambos adorávamos a canção".

 

O histórico da guitarra Steve Vai também prestou homenagem ao músico: "no panteão dos guitarristas, Jeff Beck foi o escolhido. Ele deixou-nos beleza e luz no nosso mundo musical. Não consigo imaginar a guitarra contemporânea se nunca tivesse estado cá, mas como tudo vem e vai neste mundo, a sua contribuição remodelou a nossa imaginação sobre o que a guitarra poderá fazer para sempre. Obrigado mestre". 


 

 

Mais Notícias