Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
17 março 2023
07:58
Agência Lusa

Governo francês enfrenta hoje moções de censura

Governo francês enfrenta hoje moções de censura
Associated Press
Iniciativas, um dia depois da aprovação forçada da reforma do sistema de pensões, que tem sido fortemente contestada nas ruas do país. 

O Governo francês enfrenta hoje pelo menos três moções de censura apresentadas pela oposição na Assembleia Nacional, um dia depois da aprovação forçada da reforma do sistema de pensões, que tem sido fortemente contestada nas ruas do país. 

Em resposta à escolha do Presidente francês, Emmanuel Macron, de forçar a aprovação da reforma, recorrendo a um artigo da Constituição e sem voto no hemiciclo da Assembleia Nacional (câmara baixa do parlamento), é expectável que sejam apresentadas pelo menos três moções de censura: uma da extrema-direita liderada por Marine Le Pen, outra da coligação de esquerda e ainda outra que poderá ser apoiada por alguns deputados de direita e de outros grupos minoritários.

A controversa reforma do sistema de pensões que prevê, nomeadamente, a subida da idade da reforma dos 62 para os 64 anos tem sido fortemente contestada em França, com sucessivas jornadas de greves e de manifestações, algumas marcadas por episódios de violência.

Mais Notícias