Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
20 março 2023
15:24
Agência Lusa

António Zambujo, Vitorino, Uxía e João Afonso nas comemorações de Abril em Santarém

António Zambujo, Vitorino, Uxía e João Afonso nas comemorações de Abril em Santarém
Kenton Thatcher
As comemorações da Revolução de Abril de 1974, em Santarém, arrancam no próximo dia 31 de março.

As comemorações da Revolução de Abril de 1974, em Santarém, arrancam no próximo dia 31, com um concerto de Uxía e João Afonso, oferecendo, até 06 de maio, um cartaz que apresenta Vitorino e António Zambujo, entre outros.

A programação, que, além de concertos, inclui teatro, cinema, exposições, arruadas, apresentação de livros, mesas redondas, conferências e o projeto Abril'Arte em diversas freguesias do concelho, foi apresentada hoje, na Porta de Armas da antiga Escola Prática de Cavalaria (EPC), de onde partiu a coluna liderada por Salgueiro Maia na madrugada de 25 de Abril de 1974.

Organizadas pela Câmara de Santarém, através do projeto municipal Santarém Cultura, e pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril em Santarém - Associação Cultural, as comemorações arrancam no dia 31 de março, às 21:30, no Teatro Sá da Bandeira (TSB), com o concerto de Uxía e João Afonso, celebrativo dos 11 anos do núcleo de Santarém da Associação José Afonso.

No dia seguinte, o TSB recebe Vitorino, estando agendado para dia 22 de abril, na mesma sala, um Tributo a Chico Buarque, com Thais Motta e Marcus Lima, que escolheram o nome da música 'Quem te viu quem te vê' para um projeto que "combina artes plásticas e música para celebrar o músico" brasileiro, afirma uma nota da Câmara de Santarém.

O concerto "Tons de Abril", com o maestro Miguel Galhofo e o Coro da Associação Cultural Cantar Nosso, vai acontecer em 15 de abril no Convento S. Francisco, para "reviver o melhor da música e da poesia escrita por muitos portugueses antes e depois da Revolução dos Cravos, sobre as ideias de liberdade e solidariedade e contra a ditadura", acrescenta a nota.

Na noite de 24 de abril, António Zambujo vai apresentar o seu novo álbum no Centro Nacional de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), sendo o feriado de 25 de Abril "marcado por um vasto leque de iniciativas".

Associações e agentes culturais estarão no Jardim da República a celebrar a Liberdade, com a iniciativa "Há Festa no Jardim", entre as 10:30 e as 16:45, bandas filarmónicas vão andar por ruas da cidade e do centro histórico a "acordar a cidade", terminando a manhã com a deposição de "Cravos para Salgueiro Maia" e o almoço comemorativo do 25 de Abril, na antiga EPC.

A partir das 16:45 realiza-se o Desfile da Liberdade "Marchar pelo Futuro", com partida no Jardim da República e chegada ao Largo Pedro Álvares Cabral, junto à Igreja da Graça, onde, às 17:30, se realiza o habitual encontro de coros.

No dia 14, o encenador e dramaturgo Ricardo Correia apresentará a peça de teatro "Cartas da Guerra (61-74)", no Teatro Sá da Bandeira, estando agendada para dia 18, no Fórum Mário Viegas, a apresentação do livro "Os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática - A Caminho do 25 de Abril".

Um outro livro, "Cadeia de Caxias: a representação fascista e a luta pela liberdade", vai ser apresentado no dia 29, na Sala de Leitura Bernardo Santareno, cabendo à historiadora Irene Pimentel falar, no dia 21, sobre "Os Bufos da Pide", na Sociedade Recreativa Operária de Santarém.

O Fórum Actor Mário Viegas vai estar de portas abertas no dia 22, para ateliers de ilustração, som, design, fotografia e vídeo, promovidos pelo Núcleo RASGO, ensinando o artista BIGOD (João Domingos) a técnica de stencil, na Rampa Frei Luís de Sousa.

No mesmo dia, a partir das 15:00, realiza-se mais uma edição da Scalabis Night Race, organizada pela Associação Scalabis Night Runners Club, e, às 17:00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, uma mesa-redonda sobre "Políticas e Práticas de Arquivo no Teatro em Portugal", com curadoria de Carlos Manuel Oliveira e Ana Bigotte Vieira, promovida pela Associação Parasita.

A programação de cinema do TSB, às quartas-feiras, da responsabilidade do Cineclube de Santarém, será dedicada, em abril, a filmes sobre "lutas, censura, opressão e resistência", com a presença de alguns realizadores.

"O que podem as Palavras", de Luísa Marinho e Luísa Sequeira, vai ser exibido no dia 05, com a presença das realizadoras, "O Joelho de Ahed", de Nadav Lapid, passa no dia 12, "Cinema -Alguns Cortes: Censura", de Manuel Mozos, no dia 19, e, no dia 26, "Amadeo", de Vicente Alves do Ó, ambos com a presença dos realizadores.

Nos dias 17 e 18, o TSB acolhe o Festival de Cinema "Olhares do Mediterrâneo".

Pelas escolas do concelho passarão iniciativas dinamizadas pelo Veto Teatro Oficina, por BIGOD – João Domingos, pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e pelo Núcleo RASGO.

 

Mais Notícias