Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
20 março 2023
15:37
Agência Lusa

Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o verão

Ministro da Saúde diz que SNS se está a preparar para o verão
TIAGO PETINGA/LUSA
Manuel Pizarro reagiu ao alerta do diretor do centro de traumatologia integrado do Hospital S. José sobre o risco de colapso do SNS no verão.

O ministro da Saúde afirmou hoje que o ministério que dirige se está preparar para o verão e que o funcionamento em rede do Serviço Nacional de Saúde assegura que, se uma unidade não conseguir responder, outra o fará.

"Cada vez que, por uma qualquer razão, um serviço não é capaz de dar resposta plena, há sempre um outro serviço que o faz", a firmou Manuel Pizarro, em Torres Vedras, reagindo ao alerta do diretor do centro de traumatologia integrado do Hospital S. José sobre o risco de colapso do SNS no verão.

O diretor do serviço, João Varandas Fernandes, afirmou no domingo que, "se não forem encontradas soluções de base sólidas e consensuais", haverá "sérios riscos de colapso durante este período de verão", realçando o aumento de afluência às urgências do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Central (CHULC) com o encerramento de outras urgências e unidades de internamento.

Manuel Pizarro afirmou que aquele responsável "chamou a atenção para um problema que é, ao mesmo tempo, uma virtude do SNS".

Acrescentou que o ministério vai "fazer um balanço do plano sazonal do inverno" e começar a preparar-se "para os tempos que aí vêm".

Mais Notícias