Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 março 2023
07:41
Agência Lusa

Há "Marcha pela Água" esta tarde em Lisboa

Há "Marcha pela Água" esta tarde em Lisboa
Pixabay
Protesto é organizado pelo Movimento Pelas Águas e Serras.

Ambientalistas de todo o país são hoje chamados a participar numa Marcha pela Água em Lisboa para protestar contra a "negligência governamental na gestão dos recursos hídricos".

Organizada pelo grupo ambientalista Movimento Pelas Águas e Serras para assinalar o Dia Mundial da Água, a marcha começa no Parque Eduardo VII, em Lisboa, percorre a Avenida da Liberdade e termina na Praça do Comércio, contando com atuações artísticas, intervenções, uma instalação coletiva e terminando com um momento de ligação ao rio Tejo.

A iniciativa surge depois de uma primeira marcha, na quarta-feira, Dia Mundial da Água, ter reunido cerca de três dezenas de manifestantes de todo o país que marcharam entre a Assembleia da República e a Praça do Comércio.

Segundo a organização, nos últimos anos tem-se observado, a nível nacional, um "agravamento da crise hídrica" e uma degradação de florestas e ecossistemas, cuja proteção, diz, não é contemplada pela legislação atual.

Para fazer face a este cenário, é necessário executar "um chamado coletivo de ação" ao Governo para que ponha em prática medidas de proteção ambiental.

"A questão hídrica, que é fundamental para a nossa vida, não está a ser tratada com o cuidado que devia", afirmou então à Lusa Mariana Alves, coordenadora do movimento.