Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
07 maio 2024
07:00
Redação

50 anos de 'Waterloo' e algumas versões dos ABBA

50 anos de 'Waterloo' e algumas versões dos ABBA
EPA
O quarteto sueco venceu a Eurovisão de 1974. A competição eurovisiva arranca hoje, 7 de maio, na Suécia.

Na semana da 68ª edição da Eurovisão, lembramos a participação dos ABBA na competição e prestamos homenagem ao legado que deixaram com um apanhado de canções que, ao longo do tempo, foram ganhando novas vidas na voz de outros artistas. 
 
Fazemo-lo não só porque a atuação do famoso quarteto foi há meio século, mas também porque, ao longo da semana, a competição eurovisiva vai ter lugar em Malmö, na Suécia, o país de Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson e Anni-Frid Lyngstad.

Em 1974, o ano da vitória do grupo sueco, a Eurovisão teve lugar a 6 de abril, em Brighton, no Reino Unido. Os ABBA conquistaram a estatueta da 19ª edição da competição com 'Waterloo', canção que, após ter vencido o festival com 24 pontos, tornou-se num hit à escala global. O êxito foi de tal forma colossal que, em 2005 - quando a Eurovisão assinalou os 50 anos - 'Waterloo' foi escolhida como a melhor canção da competição.    


No ano da conquista dos quatro suecos, quem representou Portugal foi o cantor Paulo de Carvalho com o histórico 'E Depois do Adeus'. A canção portuguesa, composta por José Calvário e José Niza, ficou em último lugar, ao lado das canções da Alemanha, Suíça e Noruega.

Os ABBA serão, por isso, lembrados na semana em que sabemos quem vai gahnar a estatueta de 2024. A cantora iolanda representa Portugal com o tema 'Grito', sendo que a atuação portuguesa está marcada para hoje, 7 de maio, naquela que será a primeira semifinal. Portugal atua ao lado de países como a Ucrânia, Chipre, Polónia, Sérvia, Lituânia, Croácia, Irlanda, Eslovénia, Islândia, Finlândia, Luxemburgo, Austrália, Azerbaijão e Moldova. 

Na segunda semifinal (a 9 de maio) atuam países como Áustria, Malta, Geórgia, Países Baixos, Suíça, Grécia, República Checa, Arménia, Israel, Noruega, Albânia, Dinamarca, Letónia, São Marino e Bélgica. Das duas semifinais serão apurados 20 finalistas que atuarão na final, agendada para o dia 11 de maio, ao lado dos denominados Big Five (Alemanha, Espanha, França, Itália e o Reino Unido) e da Suécia, o país anfitrião que foi o vencedor da edição anterior. 


Em 2023, o britânico Sam Ryder (que representou o Reino Unido na Eurovisão em 2022) cantou 'Waterloo' no programa "Breakfast Show" da BBC Radio 2.


Não é propriamente uma versão, mas sim um excerto de 'Waterloo' que aparece no meio de outros hits que marcaram a pop. É uma das cenas do filme "Eurovision Song Contest: The Story of Fire Saga", de 2020, disponível na plataforma Netflix. A comédia, cuja trama acontece precisamente numa edição ficcionada da Eurovisão, foi realizado por David Dobkin. O argumento é de Andrew Steele e Will Ferrell. 


Ainda no cinema, escolhemos a versão de 'Mamma Mia' para relembrar o musical que estreou, com o mesmo nome, em 2008. A atriz Meryl Streep, que também é a protagonista da película, é quem dá voz ao clássico de 1975. 


A irlandesa Sinéad O'Connor cantou uma versão de 'Chiquitita' para a compilação "Across the Bridge of Hope". O disco, que agregou vários artistas, foi editado em 1999.


A norte-americana Cher cantou 'Fernando' na sequela de "Mamma Mia". O filme "Mamma Mia 2", que teve também Meryl Streep como protagonista, estreou em 2018.  


Em 2023, Bono e The Edge, dos U2, também aproveitaram a passagem pela britânica "BBC" para fazerem uma versão de 'SOS', canção que os ABBA lançaram em 1975, com o álbum homónimo. 


Os ingleses Portishead editaram uma versão de 'SOS' em 2016


'Take a Chance on Me', single editado em 1978, foi resgatado pela dupla Erasure em 1992. A versão faz parte do EP "Abba-esque", um registo que reúne uma série de versões que os ingleses Andy Bell e Vince Clarke fizeram de clássicos dos ABBA. 


Em 2020, o escocês Lewis Capaldi escolheu 'Dancing Queen', de 1976, para cantar na iHeart First Responders Livestream, uma iniciativa do grupo de comunicação norte-americano que serviu para ajudar os profissionais que estiveram na linha da frente no combate à Covid-19. 


No início de 2024, o inglês Declan McKenna fez uma interpretação ao piano de 'Slipping Through My Fingers' para o espaço "Piano Sessions", da Radio 1 da britânica BBC.


A antiga modelo e cantora italiana Carla Bruni deu voz à balada 'The Winner Takes It All', que os ABBA incluíram no álbum "Super Trouper" de 1980. A versão de Bruni é uma das faixas do álbum "French Touch", editado em 2017. 

Mais Notícias