Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
15 abril 2024
11:58
Gonçalo Teles

China apaga contas de influencer por causa de histórial viral falsa

China apaga contas de influencer por causa de histórial viral falsa
História dos livros perdidos do pequeno Qin Lang pôs a China à procura de um rapaz do primeiro ano que afinal não existia.

A China fechou as contas nas redes sociais TikTok Douyin, Weibo e BiliBili de uma influencer com mais de 30 milhões de seguidores por causa de uma história que viralizou e que afinal era falsa.

A mulher apresenta-se como Thurman Maoibei e partilhou nas redes um vídeo de uma suposta viagem a Paris em que lhe teriam sido entregues livros de exercícios de um rapaz do primeiro ano que os teria perdido, escreve a BBC.

O vídeo viralizou e, por toda a China, começou a procurar-se o pequeno rapaz de tal forma que a história chegou aos órgão oficiais do Estado chinês e que houve vários meios de comunicação a ligar para escolas à procura do pequeno Qin Lang.

Uma semana depois, esta influencer ainda disse que tinha conseguido falar com os pais do rapaz e que lhes tinha devolvido os livros. Só que a história levantou tantas suspeitas que a polícia abriu uma investigação e descobriu que, na verdade, os livros tinham sido levados de propósito da China para Paris, pela equipa da influencer, só para fazer aquele vídeo.

Com isto, o ministério chinês da segurança pública classificou o caso como um "exemplo típico" da luta contra rumores online e fechou todas as contas da influencer, que já pediu desculpa.

Mais Notícias