Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
24 abril 2024
12:22
Gonçalo Teles

Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças roubadas no século XVIII

Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças roubadas no século XVIII
Museum of Archaeology and Anthropology/CC BY-NC-ND 4.0
Registos comerciais da época mostram uma lista de bens trocados com as comunidades aborígenes, sendo as lanças os únicos objetos que não fazem parte da lista.

A universidade de Cambridge vai devolver à Austrália quatro lanças que foram roubadas a aborígenes no século XVIII, quando os europeus chegaram pela primeira vez ao país.

As lanças vão ser entregues a descendentes do povo Gweagal, que vivia nas aldeias da costa em 1770, quando James Cook e Joseph Banks chegaram ao território a bordo do HMB Endeavour.

Os registos históricos mencionam 40 lanças retiradas dessas aldeias - todos os outros objetos foram trocados comercialmente -, mas estas quatro foram doadas dois anos depois, por Lord Sandwich, então líder do Almirantado, ao Trinity College, onde se tinha formado.

Em 1914 foram emprestadas ao Museu de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Cambridge e, desde aí, já estiveram na Austrália em 2015 e 2020, mas sempre a título temporário.

Um porta-voz das comunidades aborígenes de La Perouse disse à BBC que estas lanças "foram, na prática, o primeiro ponto de contacto europeu, particularmente britânico, que a Austrália aborígene" teve e que este é um momento importante porque as lanças, que foram "indubitavelmente levadas sem permissão, vão ser devolvidas a quem de direito".

Mais Notícias