Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
25 dezembro 2017
07:00
Gonçalo Palma

'Last Christmas' de George Michael foi há um ano

'Last Christmas' de George Michael foi há um ano
Cantor britânico morreu ironicamente no dia do Natal. Levantamos dez pontos altos da sua carreira.

Há um ano, o final do dia de Natal era manchado com a triste notícia da morte de George Michael, encontrado morto no seu lar pelo namorado Fadi Fawaz. Terminava aos 53 anos uma vida atribulada de um dos cantores mais talentosos da pop, a que a escassa discografia a solo não fez justiça.

A sua carreira, cedo mediatizada pelos Wham!, merece um top 10 nosso.

1982 - Young Guns (Go For It)
O estrelato começou aqui, ao serviço da dupla Wham!. Mas era já em George Michael que as atenções se concentravam. A sua vasta cultura sobre música afroamericana deu ritmo funky a esta canção, onde se sentiam os ecos do hip hop e os últimos reflexos das bolinhas de espelhos do disco-sound. O tema valeu-lhes a primeira ida ao Top of the Pops, com o impacto de uma grande coreografia.
 

 

1983 - Club Tropicana
A elegância pop de George Michael começa a vir ao de cima neste single dos Wham!, uma canção satírica sobre os pacotes de viagens baratos para os jovens.
 

 

1984 - Careless Whisper
Esta é a melhor canção que Brian Ferry nunca chegou a fazer: charme pop soprado por saxofones com a macieza dos grandes. Da desconfiança de que George Michael era grande de mais para os Wham!, passa a ser uma certeza neste seu primeiro single em nome individual. Já não havia dúvidas, estava aqui um supremo escritor de canções, com uma letra sobre infidelidade magistral.
 

 

1984 - Last Christmas
É hoje um dos maiores clássicos pop de Natal, que paira nas colunas sonoras das lojas e das rádios na quadra festiva. E o vídeo rodado numa estância de Inverno, repleto de subtilezas nas trocas de olhares que se cruzam com trocas de amores, inspirou recentemente o clipe natalício de Ed Sheeran, 'Perfect'. A qualidade vocal de George Michael em 'Last Christmas' é uma das razões que nos faz prender à canção ao fim destes anos todos. É o single mais vendido de sempre sem ter atingido o nº1 do top britânico.
 

 

1985 - I'm Your Man
É uma das músicas mais festivas dos Wham! e um dos singles mais bem sucedidos da dupla. Entretanto, a barba por fazer de George Michael veio para ficar.
 

 

1986 - A Different Corner
É uma das baladas monumentais de George Michael que mostra um cantor mais complexo e introspetivo. O tema a solo antecede a separação oficial dos Wham!, que se despediriam com um grande concerto no Estádio do Wembley, em Londres. Ao segundo single a solo, George Michael consegue o segundo nº1 no top de singles britânico: um feito inédito!
 

 

1987 - I Want Your Sex
Em 1987, George Michael era maior estrela masculina da pop. Mas o mundo adorou mais este single - que vendeu mais de dois milhões de cópias - que o próprio cantor, que nunca o interpretou na mediática digressão do álbum de estreia a solo "Faith". Se os Estados Unidos tinham Prince, o Reino Unido tinha George Michael. 'I Want Your Sex' tinha ousadia.  
 

 

1987 - Father Figure
Mais um nº1 no top norte-americano de singles para a conta, mais uma canção diferente, esta com requintes amorosos mais sombrios, no habitat soul do cantor.
 

 

1990 - Praying for Time
George Michael pode ser Bryan Ferry, pode ser Prince e em 'Praying for Time' pode ser John Lennon. Mas sempre ao modo de George Michael. Este é o tema de abertura do segundo álbum "Listen Without Prejudice Vol. 1", o disco do cantor autoral em conflito com a sua editora Sony. Estes conflitos internos e externos tornam-no um músico de visão mais pessimista sobre o mundo, como se vê em 'Praying for Time', e cada vez melhor.
 

 

1996 - You Have Been Loved
Este é um dos singles do seu grande álbum de regresso, "Older", com as feridas de um longo e perdido litígio judicial com a Sony e a perda do seu namorado e amor da sua vida, o brasileiro Anselmo, vítima de sida.


 

Mais Notícias