Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
19 fevereiro 2018
17:50
Daniela Azevedo

Elas e o Jazz à Smooth FM: "A voz é um instrumento próximo do público"

Elas e o Jazz à Smooth FM: "A voz é um instrumento próximo do público"
Elas e o Jazz é o projeto que junta as cantoras Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton.

Joana Machado, Marta Hugon e Mariana Norton decidiram juntar-se para criar o projeto Elas e o Jazz que pretende recuperar grandes standards do jazz.

As três cantoras interpretam músicas  remetem para o imaginário dos musicais da Broadway e dos clubes de jazz de Nova Iorque, num espetáculo que pretendem levar a palco e que harmoniza as três vozes, distintas, mas igualmente plenas de boas emoções.

Verdadeiramente amigas, as três são acompanhadas nesta aventura musical por João Pedro Coelho, ao piano, Romeu Tristão, no contrabaixo, e João Lopes Pereira, na bateria. E contam à Smooth FM como tudo começou.

 

 

As cantoras reconhecem que, durante muito tempo, prevaleceu o estigma de que a mulher no jazz tinha que ser cantora mas lembram que também houve nomes femininos que se destacaram como instrumentistas, compositoras e pianistas.

A primeira mulher a assumir o papel de instrumentista num grupo de jazz foi Lil Hardin na década de 20. Hoje elas destacam-se na música de igual para igual e o preconceito, revelam à nossa rádio, está mais esbatido.

 


Nos próximos meses, vale a pena acompanhar com carinho e atenção o trabalho destas três senhoras que corresponde, de certa forma, a uma pausa nas suas carreiras individuais enquanto cantoras mas que tem a ambição de subir a um palco. Um disco? Pode ser mas não é prioridade, dizem. Para cima do palco vai o lado musical do projeto Elas e o Jazz.

 

 

Cada uma delas começou cedo o seu percurso no jazz, por isso, é natural que as composições com grandes orquestras as tenham inspirado a seguir este caminho musical. Contudo, hoje em dia, nem sempre é fácil reproduzir toda a grandiosidade dos clássicos e nas grandes vozes, contam-nos.

 

 

Na lista das suas maiores influências estão os grandes clássicos do jazz onde se encontram as suas cantoras favoritas, como nos explicam.

 

 

Que a vitalidade e alegria d'Elas e o Jazz continue a inspirar ouvintes e músicos.

 

 

Mais Notícias