Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
01 junho 2018
09:30
Cláudia Macedo

Arrábida sem carros a partir desta sexta-feira

Arrábida sem carros a partir desta sexta-feira
Câmara Municipal de Setúbal
Até 16 de Setembro, o trânsito vai estar proibido no acesso às praias da Serra da Arrábida. Chegar até lá só de transportes públicos.

Arrancou esta sexta-feira, 1 de junho, a iniciativa “Arrábida Sem Carros - Praias de Setúbal para todos”, lançada pela Câmara Municipal de Setúbal e que restringe o acesso de automóveis às praias da Serra da Arrábida. Será permitida apenas a circulação de veículos de duas rodas, como motas ou bicicletas e ainda veículos autorizados de moradores, autoridades e veículos de emergência.

Em alternativa, a autarquia está a incentivar o acesso às praias através de transporte público, com ligações gratuitas ou com um euro de custo entre as praias da Figueirinha, do Creiro, de Albarquel e do Portinho da Arrábida.

Uma série de intervenções nas praias e noutros locais do parque natural da Arrábida vão, ao longo deste Verão, melhorar os acessos à zona a pé ou de bicicleta.

A Estrada Nacional (EN) 379-1 vai ser requalificada, através da implementação de ciclovia e de locais de estacionamento próprios junto das zonas balneares. Ao longo da EN379-1, foram também colocados impedimentos físicos de forma a não permitir o estacionamento abusivo. Ainda assim, a GNR vai estar atenta ao estacionamento ilegal durante a iniciativa “Arrábida Sem Carros - Praias de Setúbal para todos”.

Há estacionamentos pagos nas praias limítrofes da Figueirinha e do Creiro. Os valores variam, dependendo se é época baixa (junho e setembro) ou época alta (julho e agosto). Existem ainda lugares gratuitos no Alegro, no Parque Urbano da Várzea e junto à fábrica SECIL. Foram colocados painéis informativos electrónicos à saída de Setúbal com informação sobre lugares de estacionamento disponíveis. No Portinho da Arrábida, há lugares à entrada, onde será possível deixar o carro e depois chegar à praia através de uma ligação de vai e vem.

Em várias praias, vão ainda surgir novos passeios pedonais, sanitários públicos, passadiços no areal, melhoria de acessos rodoviários, quiosques e esplanadas.

 

 

Mais Notícias