Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
05 novembro 2018
12:40
Redação

Web Summit: "Portugal passou a ser conhecido também pelo empreendedorismo e startups", diz Carlos Moedas

Web Summit: "Portugal passou a ser conhecido também pelo empreendedorismo e startups", diz Carlos Moedas
Já não são só os nomes de Ronaldo ou Amália que surgem nas conversas quando se viaja por outros países, diz o comissário europeu, numa entrevista antes do arranque da Web Summit 2018.

O comissário europeu Carlos Moedas, é um dos oradores portugueses na Web Summit que arranca hoje, em Lisboa.

O responsável pelas pastas da Investigação, Ciência e Inovação considera que Portugal já ganhou muito com a cimeira tecnológica. Quando viaja pela Europa e quando se fala do país, já não é só o nome de Cristiano Ronaldo ou Amália que vem à conversa. ?Portugal passou a ser conhecido também pelo empreendedorismo e startups. Quando viajo e vou pela Europa fora, as pessoas conhecem a Web Summit quase como um símbolo do empreendedorismo português. O país passou a ser conhecido também por isso, pelo seu empreendedorismo, pelas suas startups e acho que isso é fantástico?, assinala Carlos Moedas, numa breve entrevista feita por telefone a partir de Bruxelas esta manhã, já que o comissário europeu só irá viajar ao final do dia para Lisboa.

Carlos Moedas foi presença assídua nas edições anteriores e conhece bem a ?casa?, ainda que este ano a visita seja "mais rápida do que desejaria". Na terça-feira vai estar na cimeira tecnológica mas na quarta-feira já terá que estar de novo em Bruxelas para a reunião semanal do Colégio dos Comissários.

Amanhã, o comissário europeu vai dar a conhecer (10h45) a capital europeia da inovação. Lisboa é uma das finalistas ao prémio iCapital. O primeiro prémio tem um valor de um milhão de euros.

Entre hoje e quarta-feira, para além de Carlos Moedas, a Comissão Europeia vai estar representada na Web Summit através de outros três comissários europeus: Margrethe Vestager, Comissária para a Concorrência; Vera Jourová, com as pastas da Justiça, Consumidores e Igualdade de Género e Julian King, com a pasta da União da Segurança.

Para além de contar com comissários europeus no terreno, ?a Comissão vai também promover o Plano de Investimento para a Europa durante o Web Summit. No stand investEU (FIL, Pavilhão 4, E409) - o stand da União Europeia (UE) na conferência - vão ser apresentadas cinco áreas de atuação: Financiamento, Networking, Acompanhamento, Tecnologia e Inovação?, informa a Comissão Europeia em nota de agenda.

É a maior presença de sempre da União Europeia na Web Summit.

Entrevista ao comissário europeu Carlos Moedas conduzida por Sandra Braga Fernandes:

 

Mais Notícias