Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
19 novembro 2018
07:05
Redação

Como evitar que a sua conta seja invadida

Como evitar que a sua conta seja invadida
Conheça os cuidados de segurança a ter para deixar as suas contas em redes sociais fora de perigo.

O número de invasões a contas e redes sociais por parte de hackers está a crescer. No dia 28 de setembro, o Facebook revelou que dados pessoais de 50 milhões de utilizadores haviam sido roubados - incluindo a senha de acesso a informações básicas. No entanto, há passos que podem ajudar a reforçar a segurança e a evitar que intrusos batam à porta da sua conta.

Tudo começa na palavra-passe: como chave para entrar em qualquer rede social, esta deve ser o mais fácil para o seu uso e, ao mesmo tempo, o mais difícil para que qualquer outra pessoa não a descubra.

Atualmente, existem sites que ajudam a testar o nível de segurança da sua palavra-passe. O "How secure is my password" indica quanto tempo um hacker levaria a descobrir a sua palavra-passe.

As passwords muito utilizadas são descobertas mais facilmente pelos hackers. Para construir a senha perfeita os utilizadores devem conjugar letras maiúsculas, com minúsculas, números e símbolos. 

Se quer proteger todas as suas palavras-passe ou tem dificuldades em lembrar-se delas, existem gestores de password que o podem ajudar. Sites como o Last Pass ou o 1Password ajudam-no a criar senhas dificilmente descobertas por hackers e facilitam-lhe o trabalho de memorizar todas as palavras-passe.

Depois de uma palavra-passe segura deve certificar-se de que preenche todos os campos de segurança oferecidos pelas redes sociais. 

Em agosto de 2018, a rede social Instagram introduziu uma nova ferramenta de segurança. A autentificação de dois fatores (2FA) junta a palavra-passe à solicitação de um código de segurança.

O objetivo é proteger de forma mais eficaz as contas dos utilizadores de possíveis hackers.

Ao ativar esta opção, o Instagram vai enviar-lhe uma chave adicional sempre que a rede social precise de confirmar que é mesmo você que está a iniciar a sessão.

A 2FA vai impedir que outras pessoas entrem na sua conta, mesmo que tenham conseguido descobrir todos os seus dados de acesso. Para acionar esta funcionalidade basta ir até Defenições -> Privacidade e Segurança -> Autentificação de dois fatores -> e ativar o envio do código de segurança.

 

 

Caso não consiga aceder ou desconfie que a sua conta tenha sido invadida, na página inicial de login clique em "Obtém ajuda para iniciares sessão" e descreva  que  a sua conta pode ter sido invadida. Depois, vai receber um e-mail com um código e deve tirar uma fotografia com o código escrito num papel,  para provar que é a identidade verdadeira.

O processo pode levar vários dias.

Mais Notícias