Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
28 novembro 2018
11:31
Redação

Plano Nacional de Vacinação com mais vacinas e poupança para as famílias

Plano Nacional de Vacinação com mais vacinas e poupança para as famílias
Estado irá suportar todos os custos da vacinação para o rotavirus, meningite b e vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes.

A Assembleia da República aprovou, no dia de ontem, a introdução de mais três vacinas naquele que é o Plano Nacional de Vacinção. 

A proposta apresentada pelo PCP, com votos favoráveis de todas as bancadas parlamentares à excepção de PS e CDS-PP, leva a que o Estado comece a suportar os custos das vacinas contra o rotavírus, a meningite B e o vírus do papiloma humano (HPV) para rapazes. 

A poupança estimada para as famílias poderá ser superior a 600 euros, de acordo com as contas feitas pelo Diário de Notícias. 

Teresa Tomé, Pediatra Neonatologista, directora do Serviço de Neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa e membro da Comissão Técnica de Vacinação da Direção Geral da Saúde fala numa maior "equidade" na prevenção da meningite b. 

 

 

No caso do HPV, Teresa Tomé diz que o problema não é um "exclusivo" do sexo feminino e pode afetar a vida de homens adultos. 

 

 

Para a directora do Serviço de Neonatologia da Maternidade Alfredo da Costa falta ainda incluir no Plano Nacional de Vacinação a vacina da "hepatite A e varicela", sendo que a cobertura atual é já "abrangente". 

Mais Notícias