Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
11 dezembro 2018
07:51
Agência Lusa

"Diálogo com os bombeiros está em aberto"

"Diálogo com os bombeiros está em aberto"
Ministro da Administração Interna assegura que "não há nenhuma luta de bombeiros".


O diálogo com os bombeiros está em aberto, garante o ministro da Administração Interna. Em entrevista à RTP, Eduardo Cabrita defende que deve haver um reforço de coordenação técnica com a Proteção Civil.

Eduardo Cabrita assegura que "não há nenhuma luta de bombeiros", voltando a reforçar a necessidade "de coordenação técnica".

A Liga de Bombeiros decidiu, no fim de semana, deixar de reportar as ocorrências à Proteção Civil. Considerando a alteração à lei orgânica da Proteção Civil, reivindica uma direção de bombeiros autónoma independente e com orçamento próprio, que diminua os custos e aumente a eficácia, um comando autónomo e o cartão social do bombeiro.

No entendimento do ministro, estamos "em tempo de diálogo. Não faz sentido falar em diplomas quando foram aprovados na generalidade para consulta pública, no dia 25 de outubro, e estão em debate. Este é o tempo de serenamente avaliar quais são as soluções, de acordo com as recomendações que resultaram do que aprendemos com as tragédias de 2017". Acrescenta que "os bombeiros são a coluna vertebral do nosso sistema de proteção civil".

Mais Notícias