Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
21 abril 2019
09:08
Redação / Agência Lusa

Há um português morto nos ataques no Sri Lanka

Há um português morto nos ataques no Sri Lanka
EPA
Pelo menos 156 pessoas morreram e 400 estão feridas na sequência de seis ataques à bomba a igrejas e hotéis no Sri Lanka.

Há um cidadão português entre as 156 vitimas mortais dos seis ataques à bomba deste domingo, no Sri Lanka.

A cônsul de Portugal em Colombo, Preenie Pine, disse hoje à Agência Lusa que existe um português entre as vítimas mortais.

Em declarações à Lusa via telefone, a cônsul avançou que entre as vítimas está "um jovem português, com idade que ronda os 30 anos", que se encontrava num dos hotéis atingidos por uma das seis explosões que ocorreram esta manhã no Sri Lanka.

De acordo com a cônsul há mais portugueses no país, mas "estão todos bem", acrescentando que está a dar apoio à mulher da vítima.

"É um dia muito triste, estamos chocados", adiantou.

Também o secretário de Estado das Comunidades lamentou hoje a morte de um cidadão português nas explosões ocorridas no Sri Lanka, avançando que estão a tentar contatar os portugueses que se encontram no país, embora não haja conhecimento de mais vítimas.

Em declarações à Lusa ao telefone, José Luis Carneiro, disse já ter falado com a esposa do português que faleceu hoje no Sri Lanka, a quem transmitiu uma mensagem de condolências e deixou os contatos para prestar "o apoio devido e indispensável nesta altura".

"Tivemos conhecimento [da existência destes portugueses] porque foi a sua família que contatou o gabinete de emergência consular", disse José Luis Carneiro, adiantando que o gabinete teve ainda o contato de outros familiares dando conta de que tinha também lá uma família de quatro elementos, mas "felizmente esses encontram-se bem".

De acordo com o secretário de Estado das Comunidades, existem 10 portugueses com residência inscrita na embaixada de Portugal em Nova Deli, e até agora os únicos contatos que o gabinete de emergência teve foi das duas famílias cujos familiares estavam em turismo na ilha.

"Para já não temos quaisquer informações que suscitem preocupação. O que ocorre nestes casos é o contato das famílias com o gabinete de emergência consular. Estamos a fazer uma despistagem para procurar contatar as famílias que estão inscritas no serviço consular de Nova Deli", disse.

José Luis Carneiro frisou ainda que, "para já, não há indícios de outros portuguese vítimas destes acontecimentos tao horríveis e lamentáveis".

A capital do Sri Lanka, Colombo, foi alvo de, pelo menos, quatro explosões, em três hotéis de luxo e uma igreja. Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra ao leste do país. Há ainda registo de outra duas explosões nos subúrbios da capital.

As primeiras explosões ocorreram "quase em simultâneo", pelas 08h45 (03h15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais. A sétima e oitava explosões aconteceram ao início da tarde.

O último balanço aponta que, pelo menos, pelo menos 156 morreram e 400 estão feridas. A agência France Press adianta que há pelo menos 35 estrangeiros entre as vítimas mortais. 

 

 

Mais Notícias