Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
21 maio 2019
01:50
Redação

Chico Buarque distinguido com Prémio Camões 2019

Chico Buarque distinguido com Prémio Camões 2019
Reprodução Facebook
O cantor e escritor brasileiro foi o vencedor da 31ª edição do prémio literário da Língua Portuguesa.

O cantor e escritor brasileiro Chico Buarque foi distinguido com o Prémio Camões 2019. O vencedor da 31ª edição do galardão, que celebra a literatura em português, foi anunciado na Biblioteca Nacional do Brasil, no Rio de Janeiro, após deliberação do júri.

 

 

Francisco Buarque de Hollanda ou simplesmente Chico Buarque, 74 anos, é um ícone da música popular brasileira, cuja obra literária se tem vindo a destacar nos últimos anos. Estreou-se na escrita em 1974 e desde aí tem publicado várias obras, das quais se distinguem títulos como "Fazenda Modelo", "Chapeuzinho Amarelo", "Estorvo", "Leite Derramado" ou "Budapeste".

Foi vencedor de vários prémios literários pelas suas obras, como o prémio Jabuti, no Brasil, ou o prémio Roger Caillois, em França.

O Prémio Camões é o mais importante galardão literário da Língua Portuguesa. Foi instituído por Portugal e pelo Brasil no ano de 1988 e foi pela primeira vez atribuído em 1989, ao escritor Miguel Torga.

A consagração de Chico Buarque como escritor da Língua Portuguesa chega em 2019, sucedendo ao escritor cabo-verdiano Germano Almeida, vencedor do Prémio Camões 2018.

 

 

Mais Notícias