Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
29 julho 2019
16:59
Redação

Abóbora portuguesa pode chegar aos 700kg

Abóbora portuguesa pode chegar aos 700kg
TVI
A abóbora é candidata ao prémio de maior hortícola e o produtor pode vir a ganhar mil euros.

Uma abóbora gigante é candidata a vencedora da primeira edição do concurso internacional de hortícolas gigantes em Portugal, "O Maior da Minha Aldeia", promovido pela Câmara Municipal de Paredes.

O agricultor e presidente da Junta de Freguesia de Aguiar de Sousa, Fernando Santos, concorre com uma abóbora que possui 240 quilogramas, mas pode vir a atingir os 700 quilogramas até ao final do concurso, em setembro.

Para uma abóbora atingir grandes dimensões é necessário dedicação, mas também uma boa "alimentação e cuidado", disse o produtor à TVI. O fruto encontra-se protegido do sol por uma tenda e tapado por um pano.

Segundo as normas do concurso, as hortícolas admissíveis são a abóbora, a melancia, o melão e o tomate. Para cada exemplar de cada espécie será atribuído um prémio: o maior exemplar de abóbora receberá um prémio de 1000 euros; o de melancia e melão 500 euros; e o maior tomate 200 euros.

Caso a abóbora do presidente da Junta de Freguesia seja vencedora, o dinheiro reverterá para a freguesia de Aguiar de Sousa e a hortícola gigante será doada a uma instituição de solidariedade.

Mais Notícias