AUTOR

Paulo Rico

França: 3 portugueses no assalto ao reino do PSG

today 09 de agosto de 2019

Com a missão quase impossível de destronar o PSG do trono (6 títulos nos últimos 7 anos), três treinadores portugueses vão tentar, pelo menos, acariciar os restantes lugares do pódio. Leonardo Jardim, no Monaco, Paulo Sousa, no Bordéus, e André Villas-Boas, no Marselha, vão tentar encurtar distâncias para o super favorito PSG, juntando-se a um lote de equipas como Lille, Lyon, Saint-Etienne, Nice e Montpellier, na luta pelos restantes lugares europeus.

Mas há mais portugueses em destaque, a começar pelo Lille, 2º classificado na temporada passada, com dedo do diretor Luís Campos e capitaneado, dentro de campo,  por José Fonte, alem de Xeca e Tiago Djaló. Perdeu, no entanto, neste verão, Rafael Leão, para o AC Milan.

 

 

Mas há mais portugueses na Ligue1: Anthony Lopes (Lyon), Pedro Mendes (Montpellier), Pedro Brazão (Nice), Diogo Branco (Estrasburgo), Matias Lage (Angers) e Gelson Martins, Rony Lopes e Gil Dias (Monaco) completam o lote de futebolistas na Ligue1.

A Liga dos Talentos perdeu esta época jogadores como N´Dombele (Lyon para Tottenham), Ocampos (Marselha para Sevilha), Pépé (Lille para Arsenal) mas a França chegaram nomes como Gueye (Everton), Diallo (Dortmund), Herrera (M. United) e Sarabia (Sevilha) - todos para o PSG - Benedetto (Boca Juniors para Marselha) e Koscielny (Arsenal para Bordeus). A dúvida maior continua a ser Neymar, com futuro incerto no bicampeão francês.

 

 

O calendário da 1ª jornada:

SEXTA FEIRA

Monaco - Lyon, 19h45

SÁBADO

Marselha - Reims, 16h30
Dijon - St Etienne, 19h00
Nice - Amiens, 19h00
Montpellier - Rennes, 19h00
Angers - Bordeus, 19h00
Brest - Toulouse, 19h00

DOMINGO

Lille - Nantes, 14h00
Estrasburgo - Metz, 16h00
PSG - Nimes, 20h00