AUTOR

Paulo Rico

Terminou a espera! A LigaNos em 3, 2, 1...

today 09 de agosto de 2019

Terminou a espera! Com o início do 86º campeonato, regressam também as expetativas para 18 equipas, com muitas novidades para acompanhar até maio.

Uma época com os regressos de Famalicão, Gil Vicente e Paços de Ferreira e com apenas dois treinadores estrangeiros, se excluirmos João Pedro Sousa e Lito Vidigal, nascidos em Angola mas com nacionalidade portuguesa. Natxo Gonzales e Marcel Keizer são as exceções numa liga que promete equilíbrio nos diferentes objetivos da tabela.

Recordar ainda que descem os últimos dois classificados, o 2º vai à 3ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, 3º e 4ºs classificados vão às pré-eliminatórias da Liga Europa e o vencedor da Taça entra na fase de grupos da Liga Europa. À semelhança da última época, só o futuro campeão terá acesso direto à fase de grupos da Champions.

 

NÚMEROS

A cumprir a 12ª época no Rio Ave, Tarantini, 35 anos, é quem tem mais jogos na liga: 288. Seguem-se João Aurélio (Moreirense) com 254, e Mateus (Boavista), com 253. 

No campeão Benfica, Pizzi é quem tem mais jogos (198), enquanto Danilo (163) e Battaglia (112) têm esse estatuto no FC Porto e Sporting.

No entanto, o mais regular dos ultimos anos é Cláudio Ramos, do Tondela, com 74 jogos seguidos, de forma ininterrupta. Na prática, duas épocas e meia sem falhar um minuto, por castigo ou lesão.

O brasileiro Bracalli, guarda redes do Boavista, é o mais velho, com 38 anos, numa liga que tem já muitos jogadores nascidos de 2000 para cá.

 

 

 

Em relação aos treinadores, quatro estreantes, a começar por João Pedro Sousa, do Famalicão. O ex adjunto de Marco Silva faz mesmo a estreia absoluta como treinador principal. Vitor Campelos (Moreirense), Filó (Paços Ferreira) e Natxo Gonzales (Tondela) fazem também a estreia na liga - Campelos fez um jogo pelo Vitória SC mas de forma interina - numa liga, que regista ainda os regressos de Sá Pinto (Braga), Vitor Oliveira (Gil Vicente) e Carlos Carvalhal (Rio Ave).

Sem mudanças nos três grandes, destaque para Vitor Oliveira, o mais velho, com 65 anos, com Augusto Inácio logo a seguir. No sentido contrário, Nuno Manta Santos, agora no Maritimo, com 41 anos, é o mais novo.

O agora técnico do Gil Vicente (com quase 400 jogos) e Augusto Inácio (com quase 350) são os mais experientes na liga.

 

 

O calendário da 1ª jornada:

SEXTA FEIRA

Portimonense - Belenenses SAD, 20h30

SÁBADO

Santa Clara - FC Famalicão, 16h30
Gil Vicente - FC Porto, 19h00
Benfica - P. Ferreira, 21h30

DOMINGO

Boavista - Aves, 16h00
Marítimo - Sporting, 18h30
Rio Ave - Vitória SC, 20h30
Braga - Moreirense, 20h30

SEGUNDA FEIRA

Vitória FC - Tondela, 20h15