Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
20 agosto 2019
06:03
Agência Lusa

Portugueses já podem abastecer veículos sem restrições

Portugueses já podem abastecer veículos sem restrições
Tiago Petinga/LUSA
O estado de crise energética já terminou. Esta terça-feira são retomadas as negociações entre sindicato dos motoristas de matérias perigosas e associação patronal.

Os portugueses podem hoje voltar a abastecer os veículos sem restrições com o fim do estado de crise energética, no dia em que são retomadas as negociações entre sindicato dos motoristas de matérias perigosas e associação patronal.

A reunião, marcada para as 16h00, no Ministério das Infraestruturas e da Habitação, em Lisboa, realiza-se depois de o Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP) ter desconvocado a greve, no domingo, num plenário de trabalhadores que decorreu em Aveiras de Cima (Lisboa).

Contudo, na moção aprovada durante o plenário, os motoristas decidiram mandatar a direção do sindicato para tomar medidas como a "convocação de greves às horas extraordinárias, fins de semana e feriados" caso a Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (Antram) "demonstre uma postura intransigente".

Na segunda-feira, o SNMMP afirmou que a greve terminou sem ter produzido os resultados pretendidos e considerou que, apesar dos avanços alcançados, as bases para a negociação "ainda estão longe" do necessário.

Com o fim da greve, o Governo aprovou, em reunião eletrónica do Conselho de Ministros, o fim da crise energética declarada há dez dias, terminando os limites de abastecimento de combustível à meia-noite de segunda-feira.

A greve dos motoristas de pesados começou em 12 de agosto, por tempo indeterminado. 

Em 15 de agosto, o Sindicato Independente dos Motoristas de Mercadorias (SIMM) desconvocou a paralisação, mas o SNMMP manteve a paralisação e só a terminou no domingo.

Mais Notícias