Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
17 setembro 2019
18:58
Redação

Portugal tem condições ambientais propícias para a existência da vespa asiática

Portugal tem condições ambientais propícias para a existência da vespa asiática
A vespa asiática chegou a Portugal pelo norte do país e, neste momento, já se instalou a sul do rio Tejo e poderá chegar ao Algarve.

Nos últimos dias, os avistamentos de ninhos de vespa asiática têm aumentado no distrito de lisboa. 

No final de setembro, os jardins das Quintas das Conchas e dos Lilases, na freguesia do Lumiar, tiveram de encerrar devido à presença de um ninho desta espécie que foi, posteriormente, eliminado.

No Cartaxo, a autarquia fez um alerta à população porque também há relatos de avistamentos de vespas asiáticas.

À nossa redação, o biólogo Nuno Forner, da Associação Ambientalista Zero (ZERO), conta que o fenómeno deste tipo de vespa chegou à Europa, pela França, há cerca de 15 anos. Em Portugal,  a vespa asiática "foi pela primeira vez identificada há cerca de 8 anos no norte do país, na zona de Viana do Castelo, e a partir daí houve uma expansão da espécie para sul. Neste momento, tudo indica que já terá passado para sul do rio Tejo", explica o biólogo da Zero. Nuno Forner justifica a presença desta "espécie invasora" com as condições ambientais, favoráveis à sua existência e propagação.

 

 

Só este ano, em Portugal, houve mais de 500 denúncias. O biólogo Nuno Forner, esclarece que a vespa asiática é semelhante à vespa europeia (a mais comum), mas mais agressiva, atacando quando se sente ameaçada ou quando sente que o ninho está ameaçado. A vespa asiática prejudica sobretudo a apicultura, tendo um forte impacto sobre as instalações de produção de mel.

 

 

O especialista da Zero, esclarece que "não existe um real perigo para as pessoas. As mais sensíveis e mais alérgicas poderão correr risco de morte (...) mas este risco está sempre associado a uma proximidade das pessoas aos ninhos (...) a reação [da vespa asiática] é de proteção do ninho". 

 

O biólogo da Zero adianta também que esta espécie invasora deverá chegar, em breve, ao Algarve, se houver condições ambientais favoráveis. Nuno Forner diz, ainda, que é preciso fazer mais do que apenas esperar que alguém reporte um avistamento. Para o especialista seria necessário criar equipas que fizessem a propeção do terreno, de forma a evitar a propagação do animal.

O mais recente ninho de vespa asiática foi encontrado no Parque da Pena, em Sintra, cuja eliminação estava prevista para o final do dia de hoje.

Mais Notícias