19 setembro 2019
11:51
Redação

"Marianne & Leonard: Words Of Love" estreia no Porto/Post/Doc

Marianne & Leonard: Words Of Love
O festival Porto/Post/Doc vai regressar à baixa do Porto entre os dias 23 de novembro e 1 de dezembro. "Marianne & Leonard: Words Of Love", de Nick Broomfield, é uma das estreias.

 

"Marianne & Leonard: Words Of Love", de Nick Broomfield, é uma das estreias da edição deste ano do festival Porto/Post/Doc. O aclamado documentário faz parte da programação da secção Transmission, dedicada à música e à cultura pop.

A estreia do filme, de Nick Broomfield, sobre a relação de Leonard Cohen e uma das suas musas, Marianne, vai marcar a abertura da edição de 2019 do festival, no dia 23 de novembro, às 21h30, no Teatro Municipal do Porto - Rivoli.

O filme, que foi exibido no Festival Sundance no início do ano, documenta a relação do cantor com a sua musa, Marianne Ihlen, a mulher que inspirou alguns seus eternos clássicos, sendo 'So Long, Marianne' talvez o mais conhecido.
 

 

Ao longo da semana, o festival irá exibir ainda "Haut Les Filles", de François Armanet, um documentário sobre as figuras femininas da música rock francesa que conta com a participação de Charlotte Gainsbourg, Françoise Hardy ou Vanessa Paradis. Também destaque para "Berlin Bouncer", de David Dietl, que propõe uma viagem pela cultura clubbing da cidade através das histórias de três seguranças de algumas das mais famosas discotecas da capital alemã, e "Ryuichi Sakamoto: Coda", realizado por Stephen Nomura Schible, sobre o compositor japonês.

Este ano, o foco é dado ao realizador britânico Mike Christie com a exibição, em estreia nacional, de três dos seus mais recentes documentários: "Hansa Studios: By The Wall 1976-90", sobre os anos dourados de um dos mais conhecidos estúdios de gravação da cidade de Berlim, e ainda "New Order: Decades" e "Suede: The Insatiable Ones".

Em português, o Transmission inclui também a exibição do filme "Batida de Lisboa", de Rita Maia e Vasco Viana, documentário rodado nos subúrbios da capital e que procura dar a conhecer músicos e produtores de diferentes origens - de Angola a São Tomé, de Cabo Verde à Guiné Bissau -, bem como as suas batalhas identitárias.

Realizados este ano, passam também pelo Porto/Post/Doc "Um Punk Chamado Ribas", de Paulo Miguel Antunes, e "Punk's Not Dread", de Tiago Afonso, ambos sobre duas das figuras mais carismáticas da cena punk portuguesa: João Ribas (Censurados, Tara Perdida) e Punkito.

O Porto/Post/Doc decorre entre os dias 23 de novembro e 1 de dezembro, em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Planetário do Porto). Anunciado estava já o foco no realizador lituano Audrius Stonys. 

 

Mais Notícias