LUÍS FORRA / LUSA

AUTOR

Agência Lusa

Costa apresenta hoje lista de secretários de Estado

today 21 de outubro de 2019

O Presidente da República vai receber hoje, às 11h00, o primeiro-ministro indigitado, numa audiência em que António Costa apresentará a Marcelo Rebelo de Sousa os nomes dos secretários de Estado que vão integrar o próximo Governo.

Uma nota do gabinete do primeiro-ministro divulgada ao final da tarde de domingo informava que António Costa tinha pedido uma audiência ao Presidente da República "para lhe apresentar os nomes dos secretários de Estado que farão parte do XXII Governo Constitucional".

Cerca de 30 minutos depois, uma nota de agenda da Presidência da República informava que esta audiência se realizará hoje, pelas 11h00, no Palácio de Belém.

Na terça-feira, o primeiro-ministro apresentou ao chefe de Estado o elenco de 19 ministros do novo executivo, a que Marcelo Rebelo de Sousa deu o seu assentimento.

O XXII Governo Constitucional, vai ter como ministros de Estado Pedro Siza Vieira, Augusto Santos Silva, Mariana Vieira da Silva e Mário Centeno.

A existência de quatro ministros de Estado é uma das principais novidades face ao Governo anterior, uma opção que, fonte oficial do executivo justificou como "um reforço do núcleo central" do executivo.

Catorze ministros mantêm-se à frente das mesmas pastas, existindo cinco novos ministros, o que, segundo fonte do executivo, representa um sinal de "estabilidade e de continuidade" em relação ao anterior elenco governamental.

O segundo executivo liderado por António Costa vai integrar 19 ministros, além do primeiro-ministro, o que o torna o maior em ministérios dos 21 Governos Constitucionais, e também o que tem mais mulheres ministras, num total de oito.