Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
18 novembro 2019
12:11
Redação / Agência Lusa

Mais de 200 pessoas detidas por crimes relacionados com exploração de crianças

Mais de 200 pessoas detidas por crimes relacionados com exploração de crianças
Os dados indicam que houve aumento significativo de crimes sexuais também no espaço digital.

A Polícia Judiciária 207 pessoas, em 2019, na sequência de investigações relacionadas com a exploração de crianças e jovens para fins sexuais.

Os dados da PJ surgem quando se assinala o Dia Europeu sobre a Proteção de Crianças contra a Exploração Sexual, efeméride criada em 2015 por decisão do Conselho de Ministros do Conselho da Europa.

De acordo com os dados fornecidos à agência Lusa, entre janeiro e outubro deste ano, a PJ foi chamada a investigar 2.206 situações inseridas na tipologia de crimes de abuso sexual de crianças, abuso sexual de dependentes, aliciamento de menores para fins sexuais, atos sexuais com adolescentes, lenocínio de menores, pornografia de menores, recurso à prostituição de menores e violação, contra crianças e jovens.

Os dados da PJ apontam também para um aumento significativo de crimes sexuais contra crianças e jovens, de cerca de 40 casos, no espaço digital.

Os agressores sexuais identificados são maioritariamente do sexo masculino, com uma incidência de cerca de 97%.

A efeméride que hoje se assinala é subordinada ao tema “Empoderar as crianças para acabar com a violência sexual” e coincide com o 30.º aniversário da Convenção dos Direitos das Crianças.

Mais Notícias