AUTOR

Agência Lusa

Cinco mortos em França devido às chuvas fortes

today 02 de dezembro de 2019

Cinco pessoas morreram no domingo, no sudeste da França, como resultado das fortes chuvas e inundações registadas naquela região, anunciou a prefeitura do departamento de Var.

Após a descoberta dos corpos de dois homens, que tinham ido ver como estavam os seus animais, o Ministério do Interior informou da morte de três elementos das equipas de resgate, que seguiam de helicóptero para uma missão de reconhecimento.

"Quando o helicóptero EC145 seguia em direção a Le Luc - Le Cannet (Var) para uma missão de reconhecimento e resgate, as ligações de rádio e radar foram interrompidas. Apesar dos importantes esforços de busca iniciados, os três ocupantes do helicóptero foram encontrados mortos perto da cidade de Rove ", indica a nota.

O ministro do Interior francês, Christophe Castaner, lamentou, no comunicado, a morte dos três homens e elogiou o "empenho excecional" com o qual se envolveram nas buscas.

"O nosso país perde três heróis que deram a sua vida para proteger a dos franceses", assinalou.

Nas primeiras horas de hoje, a Météo France levantou o alerta vermelho nos dois departamentos mais afetados, Var e Alpes-Marítimos, embora tenha mantido o alerta laranja nas zonas costeiras, uma vez que continuam as fortes chuvas.

As escolas e alguns institutos permanecem fechados nalguns locais. A principal autoestrada, a A8, que liga a Côte d'Azur a Itália, foi reaberta durante a noite.