AUTOR

Agência Lusa

Greta Thunberg esperada esta manhã em Lisboa

today 03 de dezembro de 2019

A jovem ativista sueca Greta Thunberg é esperada hoje de manhã em Lisboa, após atravessar o Atlântico em catamarã, no mesmo dia em que parte para Madrid para participar na cimeira do clima da ONU.

Greta Thunberg, 16 anos, viajou no catamarã "La Vagabonde" desde Hampton, no estado norte-americano da Virgínia, para participar na cimeira do clima em Madrid, sendo Lisboa a primeira paragem depois da travessia do oceano Atlântico.

A cimeira deveria ter-se realizado no Chile, para onde a ativista sueca se tinha dirigido, mas foi mudada para a capital espanhola devido à agitação política e social no país sul-americano. 

De acordo com a organização da visita de Greta Thunberg, a jovem será recebida junto da Doca de Santo Amaro pelo presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina, e por jovens ativistas portugueses.

Também receberá a ativista o presidente da comissão parlamentar do Ambiente da Assembleia da República, o deputado do BE José Maria Cardoso. 

No local, segundo a organização, decorrerá uma conferência de imprensa com intervenções de Greta Thunberg e de jovens ativistas portugueses.

Também estão previstas intervenções do comandante da embarcação "La Vagabonde", Riley Whitelum, e de Nikki Henderson, membro da tripulação e marinheira profissional.

A organização espera centenas de pessoas na receção a Greta Thunberg, que se celebrizou em todo o mundo por ter iniciado na Suécia as greves pelo clima, em protesto pela falta de medidas dos políticos para fazer face às alterações climáticas.