Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
31 janeiro 2020
13:03
Redação / Agência Lusa

Coronavírus: União Europeia disponibiliza 10 milhões para investigação de tratamentos e vacinas

Coronavírus: União Europeia disponibiliza 10 milhões para investigação de tratamentos e vacinas
YONHAP / EPA
Até 12 de fevereiro estão abertas as candidaturas a projetos de investigação que desenvolvam tratamentos e vacinas para os infetados pelo vírus.

A União Europeia (UE) vai mobilizar cerca de 10 milhões de euros para "desenvolver novos tratamentos e vacinas" para o coronavírus, refere Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação. 

Esta ajuda, que surge após uma "convocatória de emergência" divulgada hoje pelo executivo comunitário, tem o objetivo de contribuir "para um tratamento mais eficiente dos pacientes infetados pelo vírus, além de melhorar a preparação e as respostas de saúde pública", refere a Comissão num comunicado. 

De acordo com o anúncio da Comissão Europeia, a verba do programa comunitário de Inovação, Horizonte 2020, vai apoiar dois a quatro projetos de investigação. Até de 12 de fevereiro, as candidaturas estarão abertas.  O curto prazo deve-se à gravidade do surto e à necessidade de um trabalho rápido. 

Face à decalaração de ontem da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a situação de emergência de saúde pública internacional, Bruxelas revela que está a "trabalhar em estreita colaboração" com a entidade mundial para "garantir uma resposta eficiente e coordenada ao surto de coronavírus". 

 

Mais Notícias