Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
04 março 2020
18:30
Redação

Gervásio 2.0? as respostas aos mitos e às dúvidas sobre reciclagem

Gervásio 2.0? as respostas aos mitos e às dúvidas sobre reciclagem
As embalagens com gordura podem ser recicladas? O que é que pode de facto ser colocado no vidrão? Podemos reciclar guardanapos de papel? A Sociedade Ponto Verde decidiu lançar o "Manifesto da Reciclagem" com respostas a estas dúvidas.

Há mais de duas décadas que foi implementado em Portugal o sistema de reciclagem e há muitos que ainda se recordam da "aparição" do Gervásio nas televisões e outros anúncios de sensibilização. Na altura, o assunto ainda era novo para a maioria e era este afável primata que nos dava as primeiras lições sobre reciclagem. 

Apesar de já muito ter sido feito e do comportamento já ser praticamente generalizado na sociedade portuguesa, ainda há vários mitos em torno deste tema e vários erros que são praticados, diariamente, quando separamos o nosso lixo. 

 

A Sociedade Ponto Verde (SPV) decidiu lançar o "Manifesto da Reciclagem" para esclarecer eventuais dúvidas, desconstruir mitos que persistem e revelar aos portugueses o impacto positivo que este comportamento pode ter. 

As respostas surgem através de vários vídeos, com a duração de um minuto, publicados pela SPV e onde é explicado, por exemplo, se as "embalagens com gordura podem ser recicladas", "o que é que pode de facto ser colocado no vidrão", se os "utensílios de metal podem ser colocados no ecoponto" ou se "podemos reciclar guardanapos de papel". 

1. É preciso lavar as embalagens?

2. Onde se colocam os pacotes de bebidas?

3. Posso colocar utensílios de metal ou plástico no ecoponto?

4. Tudo o que é vidro vai para o vidrão?

5. Os guardanapos podem ser reciclados? 

6. Mitos da Reciclagem: "Porquê reciclar se depois os camiões de recolha misturam tudo?"

7. O que acontece às embalagens que vão para o ecoponto?

 

Além destes mitos, a Sociedade Ponto Verde (SPV) aproveitou o mote para revelar o impacto da reciclagem que fazemos todos os dias: "As embalagens de vidro recicladas a cada minuto em Portugal equivalem a duas vezes a altura da estátua do Cristo Rei, em Almada", ou por exemplo, "O papel reciclado todos os dias em Portugal equivale ao peso de dois foguetões". 

1. Resultados da reciclagem de embalagens de plástico

2. Resultados da reciclagem de embalagens de metal

3. Resultados da reciclagem de embalagens de papel/cartão

4. Resultados da reciclagem de embalagens de vidro

5. Qual é o impacto total da reciclagem que fazemos?

 

Mais Notícias