Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
16 março 2020
18:11
Redação

Covid-19: Pais e filhos em isolamento. O que fazer?

Covid-19: Pais e filhos em isolamento. O que fazer?
DR
Para que o isolamento social devido à pandemia do Covid-19 não deixe os pais ?à beira de um ataque de nervos? os especialistas deixam sugestões do que fazer neste período.

Com todas as escolas do país fechadas a partir de hoje e dois milhões de alunos em casa, a dúvida da maioria dos pais é:“ o que fazer com as crianças”? 

A Organização Mundial de Saúde alerta para a importância de serem mantidas, tanto quanto possível, as rotinas e os horários habituais. Em alternativa, devem ser criadas novas rotinas com momentos de aprendizagem e tempo para brincar.

Este período de quarentena pode ser aproveitado para pais e filhos fazerem actividades para as quais habitualmente não têm tempo, desde trabalhos manuais com os mais pequenos, jogos de tabuleiro com toda a família, leitura de livros que ainda não saíram da prateleira ou simplesmente uma tarde de cinema no sofá. 

O Ministério da Educação lançou hoje um vídeo com dez conselhos para os pais acompanharem o trabalho escolar dos filhos em casa. A tutela aconselha os encarregados de educação a manterem o contato com a escola e a aproveitarem este período para desenvolverem outras actividades em casa.

conselho nº1- Garanta que o horário estabelecido pela escola é cumprido;

conselho nº2 – Pergunte todos os dias o que foi feito;

conselho nº3- Verifique se todos os trabalhos propostos são realizados;

conselho nº4- Ajude a identificar as dúvidas para colocar aos professores;

conselho nº5- Mantenha contato com os professores e com os directores de turma:

conselho nº 6- Lembre-se que os alunos não estão de férias;

conselho nº7- Aproveite os tempos livres entre as aulas para que haja leitura;

conselho nº8 –Aproveitem para visitar museus e exposições virtuais;

conselho nº 9-Pratiquem atividade física em casa;

conselho nº 10- Quando não conseguir ajudar peça ajuda, colabore com a escola.

 

 

Só cerca de 800 escolas vão manter as portas abertas, para garantir as refeições dos alunos mais carenciados e acolher os filhos de profissionais e de saúde e de emergência, os únicos que continuam a ir à escola, para que os pais possam ir trabalhar.  

A internet pode ser uma boa fonte de sugestões e há dicas para entreter os mais novos nas mais variadas áreas, desde ciência, arte e design ou ideias de receitas para pais e filhos fazerem em conjunto. 

Renata Benavente, da Ordem dos Psicólogos, avisa que os pais devem estar preparados para que as crianças manifestem indicadores de alterações de comportamento como o “aparecimento de birras, dificuldades ao nível da alimentação, regulação de sono ou aquela criança que tinha deixado de usar chucha e pede para usar novamente”.

A especialista sublinha que esta é uma boa altura para” haver momentos de maior proximidade, que eventualmente não existem no dia-a-dia”.

Para que as crianças e jovens mantenham algumas rotinas, e porque quarentena não são férias, os alunos devem ainda continuar a estudar. A Porto Editora e a Leya disponibilizam acesso gratuito a conteúdos educativos digitais durante o período de suspensão das aulas.
 

Mais Notícias