IVDC, China CDC HANDOUT

AUTOR

Redação

Portugal na fase de mitigação. O que muda?

today 25 de março de 2020

Portugal passou da "fase de contenção" para a "fase de mitigação" na luta contra a Covid-19 às 00h desta quinta-feira, dia 26 de Março.

Com isso, o modelo de atendimento de doentes e casos suspeitos vai ser alterado. Os casos mais ligeiros ficam a recuperar em casa, com acompanhamento médico. As situações intermédias devem ser atendidas em áreas específicas dos centros de saúde, as ADC (Área Dedicda à Covid). Os casos mais graves são reencaminhados para os hospitais.

Ouça as explicações da Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas.

 

 

A fase de mitigação da pandemia da covid-19 corresponde ao nível de alerta e de resposta mais elevado, segundo o Plano Nacional de Preparação e Resposta. Esta fase é ativada quando as cadeias de transmissão estão estabelecidas no país, tratando-se de uma situação de epidemia ativa.

Neste contexto, as medidas de contenção da doença são insuficientes e a resposta é focada na mitigação dos efeitos da covid-19 e na diminuição da sua propagação, de forma a minimizar "a morbimortalidade (relação entre o número mortes provocadas por determinada doença, num dado local e num certo período de tempo), e/ou até ao surgimento de uma vacina ou novo tratamento eficaz".

O plano indica ainda que a fase de mitigação é a última fase de resposta antes da fase de recuperação.