Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
03 abril 2020
18:55
Redação

Atividades online para os mais pequenos

Atividades online para os mais pequenos
DR
Uma lista de atividades online como propostas variadas para entreter as crianças.

Nestes dias de isolamento social é normal que, por vezes, a critiavidade dos pais para entreter as crianças se esgote. Por isso, deixamos aqui uma lista de atividades que podem ajudar a passar algum tempo.

Os jornalistas das rádios da Media Capital Rádios (Rádio Comercial, M80, Smooth FM, Cidade FM e Vodafone FM) contam histórias todos os dias. Desta vez, escolheram contar histórias para ajudar os pais nesta altura de isolamento social. Tem 14 histórias em vídeo aqui.

A Companhia Nacional de Bailado lançou um conjunto de iniciativas #FicarEmCasaNaNossaCompanhia, que permitirá ao público acompanhar a Companhia desde casa, através da disponibilização de conteúdos online. Em casa, toda a família, pode aprender mais sobre a história da dança e dar asas à imaginação.

A Câmara Municipal de Alcácer do Sal proporciona, através da sua página de Facebook, aulas de ginástica em direto para crianças ministradas pelos professores da equipa de Desporto da autarquia, às segundas e quartas-feiras às 10:30.

O Centro Ciência Viva está a desenvolver um programa de atividades adaptadas ao isolamento social em que as famílias podem participar em conjunto com os mais novos.
Treina como um astronauta… em Casa - Exercitar o corpo e treinar como se estivesse a preparar para uma missão espacial.
AnimArt by Leonel Moura – Exercitar a criatividade das crianças com desenhos para colorir. Descarregar, imprimir uma folha e deixar o resto à imaginação dos mais pequenos.
A Casa é um Laboratório - Da cozinha à casa de banho, passando pela garagem, nenhuma divisão fica de fora. Experimentar as várias atividades em família!


Miguel Araújo tem estado a partilhar online o momento em que canta para ajudar a filha a adormecer. Quando a vai deitar, por volta das 21:00, este "concerto de embalar" é transmitido em direto, na sua conta do Instagram e Facebook, onde interpreta canções suas e dos que mais admira, para pequenos e crescidos. No Instagram e também no Facebook

O artista urbano Mário Belém disponibilizou uma ilustração da sua autoria no Instagram para os mais novos colorirem dentro de portas. Nas contas das ilustradoras Joana Soares, mais conhecida como Violeta Cor-de-Rosa, e Ana Fonseca também há printables gratuitos para os mais novos colorirem.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana disponibiliza na sua página do Facebook e Youtube a transmissão de criações suas para o público infantil.

A Companhia Byfurcação criou um novo projeto “Teatro à Porta Fechada”, que inclui pequenos vídeos – que nunca chegam aos dez minutos – com contos tradicionais como A Carochinha, O Gato das Botas ou A Cigarra e a Formiga para animar e entreter os mais novos. As histórias estão disponíveis nas contas de Facebook, Instagram e Youtube da Byfurcação

O Teatro Politeama disponibiliza na sua página do Facebook dias 04 e o0 de abril, às 15:00, a transmissão do musical “O Principezinho”, numa versão musical de Filipe La Féria que criou um espetáculo aliando a poesia, o imaginário e as imagens de Saint-Exupéry.

A LeYa criou o “Leya histórias ao deitar” no qual alguns dos seus atores gravam curtas histórias para serem ouvidas à hora de deitar. As histórias são publicadas todos os dias, às 21:00, no canal de Instagram da LeYa, até 12 de abril. Há histórias lidas por Alice Vieira, Cristina Norton, Luísa Ducla Soares, Sónia Gomes da Costa, Francisco Moreira, Padre João Luí¬s Borga, entre muitos outros.

O Teatro Nacional D. Maria II abre as portas da Sala Online e transmite a peça “Alice no País das Maravilhas”, a partir de Lewis Carroll, numa adaptação de Ricardo Neves-neves, que assina também a encenação com Maria João Luís. A peça é transmitida dia 04 de abril às 21:00.

A The Navigator Company, no âmbito do projeto “Dá a Mão à Floresta”, disponibiliza até 30 de abril um conjunto de atividades para os mais novos. Estas iniciativas contemplam episódios de desenhos animados que dão vida às personagens do universo “Dá a Mão à Floresta”, várias histórias infantis – “Contos da Floresta” – e concertos musicais –“Floresta Musical”, disponíveis no site do projeto , Facebook, Instagram  e canal de Youtube.

Transmissão do espetáculo produzido pela AM Live “Alice e o País das Maravilhas no Gelo”, já exibido no Porto (2017) e em Lisboa (2018). Este espetáculo, cantado ao vivo e interpretado por patinadores no gelo, integra a tecnologia videomapping na projeção de cenários. O streaming está disponível no canal de Youtube dia 04 de abril, às 10.00 e às 18:00

A Fundação de Serralves propõe um conjunto de atividades para os mais novos tendo por tema o Meio Ambiente. As atividades estão disponíveis no site da Fundação.

O Teatro do Noroeste publica na sua página do Facebook um espetáculo que fica disponível durante 24 horas, ininterruptamente, das 10:00 às 10:00. Dia 07 de abril transmite “Já Fui Quase Milionário”, com encenação de Patrícia Ferreira, e no dia 08 de abril é a vez de “Casa”, com realização de Elisabete Pinto, Flávio Cruz, Luís Lagadouro

A Fundação Calouste Gulbenkian lança a iniciativa “Conhecer os instrumentos da Orquestra Gulbenkian”. Numa série de curtos vídeos educativos, os músicos da Orquestra falam sobre os seus instrumentos e o papel que estes desempenham na orquestra.

A Companhia de Teatro de Braga transmite online algumas das suas peças de teatro, onde se incluem umas dedicadas a um público mais jovem.
Dia 12 de abril, às 10:00, transmite “Músicos de Bremen”, a partir do conto dos Irmãos Grimn, e às 16:00 “Buraco”, de Regina Guimarães, com encenação de Rui Madeira. Os espetáculos podem ser vistos através do site da companhia e da sua página do Facebook.

O Museu da Marioneta do Porto promove uma visita virtual ao seu espaço e transmite online vários espetáculos, numa iniciativa que decorre até junho, com temporadas de espetáculos de quarta a domingo no "Teatro de Belomonte", cujo link para acesso fica disponibilizado todas as semanas no site e nas páginas do Facebook e Instagram.
Até ao dia 05 de abril está acessível o espetáculo “História da praia grande”; de 15 a 19 de abril é transmitida a peça “A cor do céu” e de 29 de abril a 03 de maio “Cinderela”.

O Oceanário de Lisboa propõe “Férias Debaixo de Água” online, nas quais as famílias têm a oportunidade de mergulhar em diferentes atividades, conhecer a biodiversidade marinha e explorar formas de conservar o oceano.
Durante este período de isolamento social, o Oceanário faz sugestões diárias para que todos os portugueses fiquem “Em Casa a ver o Mar”, através de vídeos, perguntas, quizz, “A Hora do Recreio”, informações sobre projetos de conservação, dicas de séries sobre o habitat marinho ou “A espécie da semana”.
As propostas estão acessíveis nas páginas do Facebook e do Instagram do Oceanário.

A Mcdonald´s lançou a plataforma online “Diversão em Casa. Gosto Tanto”, que inclui jogos e atividades para os mais.

Mais Notícias