25 novembro, 2021
1 mins
Espaço Hot Clube na Smooth FM

ESPAÇO HOT CLUBE - 24 a 27 de novembro

Rubrica da Smooth FM que tem como objectivo promover e divulgar a agenda semanal do Hot Clube Portugal.
0:00
0:00

AGENDA HOT CLUBE PARA ESTA SEMANA

Em Novembro, decorrem no Hot Clube dois ciclos distintos.
Às quintas-feiras comemoram-se os 50 anos do 1º Festival de Jazz de Cascais. 
As noites de sexta e sábado são dedicadas ao ciclo “Respect” – Uma Homenagem ao Jazz no Feminino (programação Joana Machado).

Dia 23: Jam session com Daniel Vieira
As jam session de Novembro estão inseridas no ciclo da Associação “Circuito” e contam contam com um músico convidado que lidera a sessão.
Nas terças-feiras de Novembro teremos como convidado o saxofonista Daniel Vieira, nesta sessão com:
Bruno Santos – guitarra; Francisco Brito – contrabaixo; João Pereira – bateria
A sessão começa às 22h30, com um set do grupo residente, passando depois para jam aberta aos músicos que queiram participar. Entrada livre.

Dia 25: 50 anos do 1º Festival de Jazz de Cascais - “Miles Davis Legacy”
O trompetista Gileno Santana, assumidamente devoto da obra do gênio, reuniu uma super banda composta por: Tomás Marques – saxofone alto; Desidério Lázaro – saxofone tenor; Hugo Lobo – piano; Rodrigo Correia – contrabaixo e Joel Silva – bateria, para pôr em prática o conceito de ouvir um disco ao vivo e a cores. – “Gostava que os álbuns do Miles ganhassem vida”. Diz o trompetista.
“Kind of Blue” e seus arranjos originais, será o escolhido para ganhar vida no palco do Hot Clube.

Dia 26: “Respect” – Uma Homenagem ao Jazz no Feminino - “A Música de Betty Bebop Carter”
O trio da cantora Marta Garret apresenta no Hot Clube a música de Betty Carter
Marta Garrett – voz, loopsation; Clara Lacerda – piano e Romeu Tristão – contrabaixo.
A música de Betty “Bebop” Carter
Nascida no Michigan e crescida em Detroit, Lilly Mae Jones, mais tarde Betty Carter, foi, nas palavras de Carmen McRae “a única cantora de Jazz”. Contratada por Lionel Hampton para integrar a sua orquestra no final dos anos 40, juntamente com Wes Montgomery e Charles Mingus, desenvolveu um estilo único de scatsinging. Indo assumidamente contra as indicações do seu patrão, foi sendo despedida (7 vezes), até que deixou por sua iniciativa a orquestra. Começa então um percurso individual nos discos e concertos, vincando o seu estilo inconfundível de interpretação e desconstrução de melodias. Autora de vários originais, mentora e conferencista, criou o programa Jazz Ahead no Kennnedy Center for the Arts que permite que 25 alunos – bolseiros – se juntem a tocar e a compor durante duas semanas (hoje, sob a direcção de Jason Moran). Betty Carter é considerada responsável pela descoberta de músicos como Mulgrew Miller, Cyrus Chestnut, Dave Holland, Stephen Scott, Kenny Washington e Benny Green, entre outros.
A Marta Garrett é dona de uma voz poderosa e segura. Embora esteja na senda de um estilo próprio, que ouvimos nas suas canções e na forma como recria os Cancioneiros Americano e Brasileiro, é inevitável conotá-la com as grandes vozes do Passado. O seu som traduz uma grande paixão e dedicação à escuta das protagonistas da Música Negra Americana, do Jazz à Soul e ao R&B. A certeza e o sorriso com que se apresenta em palco fizeram-me lançar-lhe este desafio: visitar e recriar o repertório de uma cantora tão “fora da caixa”.

Dia 27: “Respect” – Uma Homenagem ao Jazz no Feminino – “Gingko”
Neste último concerto do ciclo “RESPECT” – Uma homenagem ao Jazz no Feminino, Nazaré da Silva traz ao Hot Clube composições suas. Com a cantora sobem ao palco do Hot Clube João Almeida – trompete, Bernardo Tinoco – saxofone tenor, Zé Almeida – contrabaixo e Samuel Dias – bateria.
As composições originais da cantora (música e textos), partem do universo das canções, abrindo espaço para a improvisação mais livre e coletiva.
Este grupo lançou o seu primeiro disco no presente ano de 2021, de seu nome “Gingko”, pela editora Robalo.
____________________________________________________
Em Novembro, os concertos no Hot Clube têm início às 22h30 e a duração de aproximadamente uma hora. Os bilhetes têm que ser adquiridos à entrada do Clube na noite do concerto, sendo o bilhete para sócios 5€ e para não sócios 10€. O Clube abre às 22h.
É necessária a apresentação do “Certificado Digital Covid EU”.

Site HOT CLUBE DE PORTUGAL