04 maio, 2021
2 mins
Que Coisa São As Tardes?

Entrar em casa

Entrar em casa é compreender os tempos verbais. É tornar físico um momento que pode ser doloroso ou gratificante, desleixado e desinteressante ou compreensível e gratificante.

Existe algo de extraordinário no acto de entrar em casa. Como que uma proposta à revelação, um convite ao espanto e à franqueza perante o que já nos é familiar há muito. Um lugar que nos estende a emoção, que nos abre o caminho para a fragilidade e que nos abre espaço a sermos amantes do tempo, para que nos deixemos levar pela corrente.
Entrar em casa é compreender os tempos verbais. É tornar físico um momento que pode ser doloroso ou gratificante, desleixado e desinteressante ou compreensível e gratificante. Sempre entrámos em casa cheios, embrulhados em decisões e perdidos nos sons das palavras. Entrar em casa é convocar a lentidão, aderir ao atraso, procurar a demora. Entrar em casa é deixar os sapatos e tudo o resto. 
A essência da nossa casa está para lá do recheio e da sua disposição. Minimalisma ou apetrechada, este lugar onde se dorme e se descansa, onde se cria e se luta, onde se aprende e se desfruta é maior que a dimensão física da sua planta. A nossa casa é também a nossa tristeza. Entender isto é aperfeiçoá-la, é dar-lhe uma oportunidade de movimento e impermanência. A nossa casa tem um rosto e é o nosso. Entrar em casa é entrar no que somos, numa queda e num amparo. 
Por isso, nada consegue ser mais nobre do que convidar alguém a entrar em casa. Esse pequeno gesto de deixar entrar é muito maior do que a espera ansiosa de quem tem coisas para dizer, histórias para contar, vinho para beber ou jogos para gritar. É maior do que a vontade de uma relação física ou emocional, maior do que o interesse no desabafo ou o desejo da conversa. Convidar alguém a entrar em casa é tornar humana a eternidade. É querer fazer parte de uma história, é construir uma ponte entre as duas margens do desacordo. Abrir a porta de casa e deixar entrar é tornar possível o coração.

 

Gonçalo Câmara