19 abril, 2021
Álbum da Semana

A Woman's Story

Uma introspeção autobiográfica de Paulette McWilliams. uma mulher com mais de 45 anos de carreira no mundo da música.

Nasceu Paulette Johnson, mas engravidou aos 19 anos do namorado da altura, casou com ele, e ficou com o seu apelido, McWilliams. Separaram-se ela ainda estava grávida mas manteve o apelido do pai da filha porque queria que ambas tivessem o mesmo apelido. 
Quando a filha nasceu precisava de ganhar dinheiro e foi a uma audição de canto para um grupo vocal. Foi escolhida, começou a ganhar muito dinheiro a fazer espetáculos com os American Breed que depois ficaram conhecidos como Rufus. Saiu e deu lugar a Chaka Khan. 
Deixou o grupo de R&B "Rufus" e aconselhou a que a sua amiga Chaka Khan assumisse o seu lugar. Uma decisão que beneficiou a todos. Paulette continuou a trabalhar na música mas longe da ribalta.
Depois de se mudar para Los Angeles em 1977, Quincy Jones levou-a para trabalhar com Michael Jackson, Aretha Franklin e Luther Vandross (com quem colaborou durante 20 anos).
Participou na última digressão de Marvin Gaye, fazendo a vez de Tammi Terrel. E trabalhou também com a Bette Midler no projecto de vozes The Harlettes que fazia parte dos espetáculos da cantora.
 Entretanto, conheceu Luther Vandross e tornaram-se amigos. Ele adorou a Paulette e a voz de Paulette. Foi o início de uma carreira juntos, em que Paulette participou em todos os álbuns de Luther Vandross. 
Depois da morte de Luther Vandross, Paulette decidiu voltar ao jazz e começar a sua carreira a solo gravando os álbuns  “Flow” (em 2007, editado só no Japão), “Telling Stories” (em 2012), um disco ao vivo com The Beets Brothers (em 2015) e agora este novo álbum !”A woman’s story” que demorou 3 anos a fazer, em que boa parte desse tempo foi a escolher os temas. Ela decidiu cantar e interpretar canções conhecidas e que adora, algumas escritas por compositores como Janis Ian, Lisa Sanders e Joni Mitchell e outras da sua autoria. 
Os músicos que a acompanham nesta aventura também foram essenciais para o resultado final. São eles: Hugo Suarez no piano, Trevor Ware (que trabalhou com Count Basie Orchestra, Kenny Burrell) no baixo,  Terreon Gully (que trabalhou com Christian McBride, Lauryn Hill) na bateria, David Castaneda ma percussão,  e Grégoire Maret na harmónica.  E ainda uma secção de sopro composta por Alex Budman, Keith e Curtis Taylor com os arranjos de Etienne Charles. A produção contou com a colaboração de Kamau Kenyatta, o homem responsável por lançar o fenómeno musical chamado Gregory Porter.
O título escolhido reflete bem a mensagem de Paulette McWilliams, uma introspeção autobiográfica de uma mulher com mais de 45 anos no mundo da música. Uma dúzia de temas para desfrutar com tempo, calma e emoção.

 

Paulette Mcwwilliams - A Woman's Story:
1-Just To Keep You Satisfied    
2-If You Give Them More    
3-At Seventeen    
4-Chasing The Sun    
5-Never Letting Go    
6-So Amazing    
7-In The Name Of Love    
8-Ruby    
9-Life Is The Fountain    
10-Let's Go Out Tonight    
11-Where's Home    
12-Both Sides Now