05 abril, 2021
Álbum da Semana

Los Dukes

Uma homenagem Latina à música de Duke Ellington.

Nasceu em Buenos Aires, e teve sempre a presença da música na sua vida, até porque o pai era um saxofonista conhecido na Argentina. 
Gabriela Anders estudou música, aprendeu guitarra clássica e piano e em adulta mudou-se para Nova Iorque onde absorveu a música de grandes nomes como John Coltrane, Stan Getz e Dexter Gordon e iniciou a sua carreira musical. 
Começou a cantar com Grover Washington, Jr. e Tito Puente enquanto ia para a faculdade.
O seu álbum de estreia "Wanting", lançado em 1999 teve muito sucesso e elogios da crítica. Desde então não parou.

O ano passado arriscou tudo num novo projecto “Los Dukes” que junta alguns dos melhores músicos de jazz latino da cena nova-iorquina, numa homenagem ao grande Duke Ellington.
“Los Dukes” é o 5º álbum lançado em 2020, mas já lançou outro depois.

Quem são “Los Dukes”:
Bobby Sanabria: 7 vezes indicado aos Grammys: baterista, percussionista, compositor, arranjador, artista musical, produtor, maestro, educador, ativista, guerreiro multicultural. Tocou e gravou com artistas como Dizzy Gillespie, Tito Puentes, Arturo Sandoval, Mario Bauza.
Orestes Abrantes na percussão: Originário de Cuba, tocou com Tito Puente, Eddie Montalvo, Bobby Sanabria e Willy Torres.
Edward Perez no baixo: aclamado pela revista Jazz Times pela sua “grande destreza”, o baixista e compositor Edward Perez já tocou com grandes nomes do jazz como Paquito D'Rivera, Lee Konitz, Mark Turner, Lionel Loueke.
John Walsh no trompete: John é um trompetista americano que já tocou e gravou com as melhores orquestras de jazz latino dos Estados Unidos. 
Matthew Jondrell no trompete: Nascido na Austrália, Mat Jodrell mudou-se para Nova Iorque.
Silvano Monasterios ao piano: Compositor e produtor da Venezuela. Trabalhou com Ira Sullivan, Larry Coryell, Paquito D'Rivera, Dave Valentin, Arturo Sandoval, Nestor Torres, David Lee Roth. Alex Brown em Rhodes: um dos grandes novos pianistas da cena jazz atual.
Chris Washburne no trombone: Chris foi aclamado como “um dos melhores trombonistas da salsa…” pelo The New York Times e “um dos mais importantes trombonistas da atualidade” pela revista JazzChicago.
Ole Mathisen no sax tenor: Originário da Noruega, Ole é um dos saxofonistas mais inspiradores e originais da cena jazz atual.

 

Gabriela Anders – Los Dukes:
1. I Ain't Got Nothing But The Blues
 2. Take The A Train
 3. Mood Indigo
 4. It Don't Mean A Thing
 5. Do Nothing 'til You Hear It From Me
 6. Satin Doll    
 7. In A Mellow Tone    
 8. Sweet Georgia Brown