Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
29 novembro 2022
13:20
Redação

Entardecer no Novo Ático com Surma, João Paulo Esteves & Cristina Branco, Gama e JP Simões

Entardecer no Novo Ático com Surma, João Paulo Esteves & Cristina Branco, Gama e JP Simões
Fotos Promocionais
O salão histórico do Coliseu do Porto recebe mais uma série de artistas durante o mês de dezembro.

Já foi anunciada a programação para as matinés de dezembro no Novo Ático - a histórica sala portuense que recentemente ganhou uma nova vida. Desde o mês de junho que o espaço, que faz parte do Coliseu do Porto, é palco para concertos. Ao longo de dezembro, os finais de tarde no Novo Ático vão receber nomes como os de Gama (dia 4), Surma (dia 11), Cristina Branco & João Paulo Esteves da Silva (dia 18), Gama e JP Simões, que atua no dia de Natal. Os concertos têm início marcado para as 18h00

O rapper Gama, autor do single 'Borboletas', vai revelar o mais recente single, 'Desabafo', num ambiente mais intimista, acompanhado pela guitarra clássica. O espetáculo do rapper no Novo Ático conta ainda com a participação especial de Guga. O início do concerto é às 18h00.


A cantora Surma atua no dia 11 de dezembro, às 19h00. A artista vai apresentar o novo álbum - "Alla" - em formato trio, com João Hasselberg (contrabaixista) e Pedro Melo Alves (baterista e percussionista).


No dia 18, pelas 19h00, sobem ao palco Cristina Branco & João Paulo Esteves da Silva para uma estreia. "Desde 2000 que a cantora e o pianista têm partilhado vivências únicas ao vivo, testemunhadas por muitos mas nunca editadas. Foi assim que surgiu 'Amoras numa Tarde de Outono', um álbum que procura registar, como um documento fotográfico, o trabalho que o duo vem tecendo em palco nos últimos 20 anos e que será apresentado no Porto, pela primeira vez", conta a nota de imprensa.


JP Simões é quem fecha o ano no Novo Ático. No dia 25, às 18h00, o cantautor abre a matiné natalícia com o cancioneiro que assina.


O Novo Ático já anunciou a presença de alguns artistas para 2023: Slimmy, Carioca de Limão, Francisco Sales, Cordel e Luca Argel são os nomes que figuram no cartaz do próximo ano.


Sobre o Novo Ático

Com um projeto de design de interiores desenvolvido pelo Estúdio nóBK, a sala foi alvo de uma atualização na imagem, na arquitetura de interiores e dotada de equipamentos audiovisuais para fazer face às exigências de uma sala de espetáculos e eventos, sem perder, no entanto, alguns dos seus traços originais e tão marcantes, como as 'clarabóias', no teto e nas paredes e as colunas que acompanham todo o espaço. Tudo isto integrado num projeto global de reabilitação e programação que surge através de uma parceria entre a JB Comunicação e a Produtores Associados que, em conjunto, lançaram o desafio ao Coliseu Porto Ageas de devolver à cidade um espaço cultural, outrora tão marcante, e que, agora, volta a integrar a oferta cultural do Porto.

O objetivo desta reabilitação foi trazer o Novo Ático para o século XXI, capacitando a sala para responder às exigências atuais e dar-lhe novas valências. Com a valorização do Novo Ático, o Coliseu Porto Ageas ganha assim mais um espaço com programação cultural, preparado para todo o tipo de eventos. Este espaço, com capacidade para 300 pessoas em pé e 180 pessoas em formato de plateia sentada, representa também uma nova oportunidade para inúmeros artistas e profissionais da cultura apresentarem os seus projetos ao vivo num momento vital para a recuperação da atividade cultural.

Projetado pelos arquitetos Cassiano Branco, Júlio Brito e Mário Abreu, o Coliseu do Porto foi inaugurado no dia 19 de dezembro de 1941. Com estilo art déco, tinha vários espaços, além da sala principal de espetáculos, o Salão Jardim, o Salão Ático e o Cinema Passos Manuel. Desde logo a programação dava particular atenção a` ópera, ao ballet e aos espetáculos de variedades. Um ecletismo que faz parte do ADN desta sala.

Parte integrante do histórico edifício do Coliseu Porto Ageas, o Salão Ático foi uma referência da vida cultural da cidade do Porto na qual se realizaram emblemáticos chás dançantes, nas matinés portuenses, mas também bailes e encontros políticos.

Para esta nova vida, a sala que foi inaugurada em 1941 como Salão Ático e que já na última década foi rebatizada como Sala 2, recupera parte do seu nome original e passa a ser identificada como Novo Ático.

(Nota enviada à imprensa)
 

Mais Notícias