Ouça a Smooth FM em qualquer lado.
Faça o download da App.
28 fevereiro 2023
10:18
Redação

Frankfurt bane concerto de Roger Waters

Frankfurt bane concerto de Roger Waters
Kate Izor (cortesia Sony Music)
Músico é acusado de antissemitismo pelas entidades locais.

As entidades oficiais do estado de Hesse e da cidade de Frankfurt impuseram a proibição do concerto de Roger Waters no Festhalle (uma das grandes salas de espetáculos de Frankfurt), marcado para 28 de maio, com base na acusação de antissemitismo "aparente" ao músico britânico, que se destacou como o principal criativo dos Pink Floyd.

Sendo o Festhalle uma sala de administração pública, com o estado de Hesse a ter 60% das ações do espaço, as entidades oficiais tiveram margem legal para banirem o concerto de Roger Waters a 28 de maio.

O município de Frankfurt e o estado federado de Hesse declararam em comunicado terem sido sensíveis à contestação contra as posições políticas de Roger Waters, visível em alguns abaixo-assinados de vários cidadãos alemães.

O comunicado enumera várias ações hostis de Roger Waters para com o Estado de Israel, entre as quais os seus apelos a outros músicos de boicote de concertos no país judaico, ou a comparação que fez das políticas de Jerusalém com o regime racista sul-africano do Apartheid, com base da atuação das forças israelitas contra os palestinianos.

As entidades oficiais do estado de Hesse e da cidade de Frankfurt justificam esta proibição com outro facto histórico relacionado com o nazismo e os antecedentes da II Guerra Mundial: "nos dias seguintes à noite de Pogrom [Noite dos Cristais], em 1938, 3000 judeus de Frankfurt e da área do Reno-Main foram levados para o Festhalle, abusados e mais tarde deportados para campos de concentração. Muitos deles foram assassinados. Na praça em frente ao Festhalle, uma placa lembra os eventos de novembro de 1938, que é uma ordem para enfrentar o antissemitismo, bem como o ódio".

A digressão europeia This Is Not a Drill, de Roger Waters, inicia-se em Lisboa, com dois espetáculos na Altice Arena, a 17 e 18 de março.

Amanhã assinala-se o 50º aniversário do álbum emblemático dos Pink Floyd, "The Dark Side of the Moon", que consagra Roger Waters como um criador estético, que tornar-se-ia mais politizado com o álbum "The Wall", de 1979.

Mais Notícias